quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

PROJETO CARNAVAL II


Carnaval: Projeto Bloco Carnavalesco


Em 2009 fiz o post Projeto Carnaval, que foi muito acessado e elogiado por professores que buscavam atividades para fazer com as crianças para este ano minha proposta é trabalhar com o tema Escola de Samba.
Ao contrário do Projeto Carnaval, que tinha duração de uma semana, este deverá durar mais tempo de duas a três semanas dependendo de como for organizado. Poderá ser feito com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Existem cinco tipos de Blocos Carnavalescos:

  1. Bloco Afro
  2. Bloco de enredo
  3. Bloco de embalo
  4. Bloco de sujo
  5. Bloco das piranhas
A ideia é organizar com as crianças blocos de enredo.

imagem: Alvaro Santos

Vou dividir em 5 passos e cada qual decide quantos dias serão necessários para cumprir cada um deles.

Passo 1: Entendendo o que é um Bloco Carnavalesco
Em uma roda de conversa perguntar às crianças se elas já viram, conhecem um Bloco Carnavalesco. Verifique quais são as impressões que têm sobre o assunto. Provavelmente a referência que terão é dos desfiles de escola de samba (se tiverem!). Explique então que um bloco é uma escola de samba em tamanho reduzido. Utilize imagens para ilustrar.
Verifique então qual é a percepção que têm sobre a escola de samba, questione se já perceberam que através do desfile e da música é contada uma história.
Então proponha que a turma organize um Bloco Carnavalesco. E discuta o que será necessário para realizar o desfile.

Passo 2: Escolhendo o enredo
Antes de tudo deve-se escolher o enredo, qual história contar. Explique que por se tratar de um bloco a história não pode ser muito complicada. Em votação determine o tema.
Para facilitar você pode levar algumas sugestões, neste caso considere a facilidade em confeccionar fantasias e adereços. Aqui vão algumas sugestões:
  • Palhaço
  • Um personagem infantil
  • Uma letra do alfabeto
  • Amor
  • Lixo
Passo 3: Compondo a música
Escolha uma marchinha, com melodia bem simples, por exemplo "Mamãe eu quero" e junto com as crianças escreva uma nova letra que tenha relação com o enredo. Aproveite para trabalhar o conceito de rima! Ensaiar várias vezes a música. 

Passo 4: Confeccionando fantasias e adereços
Usando papel e sucata, faça fantasias simples que tenham relação com a marchinha e o enredo. Por exemplo, se escolheram como tema amor, podem ser feitos muitos corações e colados nas roupas das crianças. Nas mãos corações grandes como um escudo. Pode aproveitar também para construir os instrumentos que serão usados.

Passo 5: O desfile
No último dia prepare um espaço, pode ser a quadra, cada turma da escola apresentara seu enredo e irá desfilar cantando sua marchinha, no final tudo vira um grande baile de carnaval. Aproveite e convide os pais para participar!
FONTE: http://criandocriancas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...