Água
Água - Atividades
Nossas crianças precisam estar conscientizadas sobre questões ambientais desde pequenas.
Com linguagem simples e adequada para cada faixa etária podemos aproximá-las da realidade de preservação urgente que nosso planeta precisa.O conceito de vida,não está relacionado somente ao Homem,mas ao meio em que ele vive principalmente, e a conscientização e prática para tal,começa cedo.
Música
Água,aguinha
(Paródia da música Ciranda,Cirandinha )
Por Leila Maria Grillo
Água,aguinha
Vamos todos preservar,
Prestando muita atenção
Para não desperdiçar.
A água tão preciosa,
Vem dos rios e do mar,
O que será de nós.
Se um dia nos faltar.
Por isso ___________ ( nome da criança ).
Entre agora nesta roda,
Diga algo sobre a água,
Depois volte ao lugar.
Experiência: Vaporização da Água
1- Uma chaleira aquecida,mostrar o vapor que sai da água quando ela começa a ferver.
Levantar a tampa da chaleira e mostrar, as gotinhas de água que ficam nela,é como se fossem a chuva;
2- Um saquinho plásctico com água fechado exposto ao sol ( o saquinho ficará embacado,isto comprova a evaporação da água );
3- Macarrão dançarino: Numa vasilha transparente colocar bicarbonato de sódio e vinagre ( o oxigênio se desprenderá e ira se juntar ao macarrão cru,fazendo que este se movimente.
2- Um saquinho plásctico com água fechado exposto ao sol ( o saquinho ficará embacado,isto comprova a evaporação da água );
3- Macarrão dançarino: Numa vasilha transparente colocar bicarbonato de sódio e vinagre ( o oxigênio se desprenderá e ira se juntar ao macarrão cru,fazendo que este se movimente.
A Gotinha Inteligente
Em um lago viviam muitas gotinhas de água.Num certo dia de sol muito quente,essas gotinhas resolveram sair para passear,( evaporação da água ).E voaram,pelo ar,subiram,subiram...( desenhar um lago )Uma delas disse: - Vamos ficar juntas para não nos perdermos,e todas concordaram dando as mãos ( formação das nuvens ),eram muitas gotinhas juntas girando,girando... ( movimentação das nuvens ).Elas caminhavam e encontravam mais gotinhas de água.( desenhar muitas nuvens )De repente uma delas disse:- Já está ficando tarde!- Vamos voltar para o lago?E todas desceram juntas em forma de chuva ( formação de chuva )( desenhar a chuva e o lago )Trabalhe essa história em folha com formato de gota,fica ainda mais inserido no assunto.
História:
Chuva
Certo dia,eu estava na pracinha brincando de carrinho andando de balanço, subindo e descendo no escorregador, cavando buracos na caixa de areia.De repente,mamãe disse:- Temos que ir para casa a chuva já vai chegar!- Ah mamãe,só um pouquinho, eu nem terminei de brincar!- Nada de pouquinho a chuva não vai esperar e logo vai nos pegar ! Guardei meus brinquedos no saco de pano.Olhei para o céu e tenho quase certeza que vi uma nuvem fazendo pirraça
mostrando a língua prá mim...
Solicite o registro dessa história através de ilustrações das ,e exponha em um varalzinho na sala.
Ciclo da água
Material:Uma garrafa pet (plásticas, de refrigerantes), uma tesoura, cerca de 250g de terra ou algodão hidrófilo (aquele que se compra em farmácia - tem que dar para cobrir o fundo da garrafa e ficar com a espessura de uns três dedos), três sementes de faijão, fita adesiva (fita crepe ou durex) e água.
Como fazer:- corte a parte de cima da garrafa com uma tesoura (cinco dedos abaixo da tampa) para poder colocar a terra/algodão e as sementes dentro dela;- coloque a terra ou o algodão, de modo a cobrir o fundo com uma camada de 3 centímetros;- cave três buracos pequenos e ponha as sementes de feijão;- tampe os buracos delicadamente; Regue com água, de modo que a terra ou o algodão fiquem bem molhados;- pegue a parte da garrafa que foi cortada e enrosque na parte de baixo;- vede as duas metades da garrafa com fita crepe ou durex;- deixe em local que pegue sol e que fique escuro (imitando o dia e a noite);- observe como a água vai evaporar (com o calor) e condensar (com o resfriamento) nas paredes da garrafa e como as gotas caem como a chuva voltando para o solo (terra);
Anote quanto tempo leva para o ciclo começar.
Deste modo, é possível compreender também as diferenças existentes entre os dias mais quentes e os dias mais frios.
créditos: http://ocantinhodanisa.blogspot.com/search/label/dia%20internacional%20da%20%C3%A1gua
Texto Informativo sobre:
A importância das águas para os seres vivos
Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra. Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente em um aumento considerável das necessidades diárias de água.
Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d'água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.
Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois:
- Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável;
- 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
- Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes;
- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.
A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra. Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente em um aumento considerável das necessidades diárias de água.
Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d'água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.
Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois:
- Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável;
- 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
- Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes;
- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.
A ÁGUA NO MUNDO
No dia 22 de março, é comemorado o dia mundial da água. Se hoje os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade.
A Terra possui 1,4 milhões de quilômetros cúbicos de água, mas apenas 2,5% desse total é doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura.
A água doce utilizada pelo homem vem das represas, rios, lagos, açudes, reservas subterrâneas e em certos casos do mar (após um processo chamado dessalinização). A água para o consumo é armazenada em reservatórios de distribuição e depois enviada para grandes tanques e caixas d'água de casas e edifícios. Após o uso, a água segue pela rede de captação de esgotos. Antes de voltar à natureza, ela deve ser novamente tratada, para evitar a contaminação de rios e reservatórios.
A ÁGUA NO BRASIL
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões menos habitadas do Brasil.
Em contrapartida, as maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O maior problema de escassez ainda é no Nordeste, onde a falta d'água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nestas cidades.
Além disso, os rios e lagos brasileiros vêm sendo comprometidos pela queda de qualidade da água disponível para captação e tratamento. Na região amazônica e no Pantanal, por exemplo, rios como o Madeira, o Cuiabá e o Paraguai já apresentam contaminação pelo mercúrio, metal utilizado no garimpo clandestino, e pelo uso de agrotóxicos nos campos de lavoura. Nas grandes cidades, esse comprometimento da qualidade é causado por despejos de esgotos domésticos e industriais, além do uso dos rios como convenientes transportadores de lixo.
Gifs Animados
Nenhum comentário:
Postar um comentário