domingo, 18 de janeiro de 2015

UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER SOBRE HIGIENE

 DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINOCOMPONENTE CURRICULARTEMA
Ensino FundamentalLíngua PortuguesaAlfabetização
Ensino Fundamental InicialSaúdeCuidados do corpo
Ensino Fundamental InicialLíngua PortuguesaLíngua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a:
  • Reconhecer a importância dos hábitos de higiene corporal.
  • Identificar a música enquanto um portador de texto.
  • Interpretar imagens.
  • Representar uma idéia por meio de ilustração.
  • Enriquecer o vocabulário por meio do uso da linguagem oral e escrita.
  • Elaborar cartazes a partir de um tema proposto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - Quatro (4) aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor/a é importante resgatar o que seus/suas alunos/as compreendem sobre hábitos de higiene, por isso é fundamental que você conheça algumas informações sobre os/as mesmos/as: origem sócio-econômica, onde moram, se onde moram tem infra-estrutura básica: rede de água e rede de esgoto. Estes conhecimentos possibilitarão a você direcionar o seu trabalho para determinado enfoque, ou seja, se estiver trabalhando com crianças que moram em favelas, ou lugares sem rede de esgoto, sua ênfase deverá ser nos cuidados que devem ter com a água empoçada, com a purificação da água, com a utilização de calçados e com a limpeza das mãos.
Estratégias e recursos da aula
Aula interativa.
Professor/a você vai precisar:
- Revistas, livros e jornais velhos para recortes.

-Cd com música suave, se possível com sons de água (opcional).
- Sala de multimídia.
- Livro: “Por que devo me lavar?”
Autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon
Editora Scipione


Fonte: http://www.scipione.com.br/mostra_livro_paradidatico.asp?id_livro=645&bt=2
1ª aula – Aproximadamente, uma ( 1 ) aula de 60 minutos1º momento:
Professor/a motive seus/suas alunos/as questionando-os/as sobre os hábitos de higiene. O que eles/as fazem para manter o corpo limpo.
  • Utilize o livro “Por que devo me lavar?” da autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon. A história é um excelente recurso para desencadear um debate sobre temas importantes.
  • Para isso, faça uma roda e sente-se no chão com eles/as, pois a roda permite maior proximidade e interação com o grupo.
  • Verifique se na biblioteca de sua escola tem o livro, caso você não consiga utilize a história sugerida no sítio:  ela também oferece subsídios para uma boa discussão.
  • http://aprenderecia.blogspot.com/2008/05/hbitos-de-higiene-motivao-histria.html
  • Leia o livro antes de utilizá-lo na aula. Veja se tem alguma palavra ou questão colocada no texto que é importante adaptar para a linguagem das crianças, ou mesmo adequar à realidade de seus/suas alunos/as.
  • Mostre as gravuras para as crianças, elas gostam muito e também é uma forma de trabalhar a interpretação das imagens.
  • Vá parando a leitura à medida que os enfoques forem mudando. Explore, mostre as gravuras e exemplifique para que entendam bem.
  • Depois de ler e discutir sobre o livro proponha um registro no caderno.
  • Destaque os problemas de saúde causados pela falta de higiene (doenças; verminoses, etc).
  • Registrando no caderno
    Professor/a depois de ouvir a leitura do livro: Por que devo me lavar? Proponha aos/às alunos/as: Vamos registrar o que aprendemos? Façam uma ilustração ao lado do texto, de acordo com o que entenderam.
    Veja o registro que a professora do 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos da Escola de Educação Básica da UFU fez com seus/suas alunos/as. Como o objetivo da professora não era trabalhar a ortografia, as correções não foram feitas no caderno da aluna:

    DenizeHigiene2
    Fonte: Caderno da aluna: Gabriela Borges dos Santos - Professora: Pérola Pereira – ESEBA_ Escola de Educação Básica da UFU- 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos/2009.
    2ª aula – Aproximadamente, duas ( 2) aulas de 60 minutos cada umaProfessor/a retome a discussão da última aula e proponha a seguinte atividade:
    a) Reproduza um quadro como o apresentado a seguir sem colocar o que está escrito, mas lembre-se de colocar a fonte de onde você retirou a imagem. Solicite que os/as alunos/as identifiquem as figuras escrevendo o que cada criança está fazendo para manter a saúde.

    DenizeImagem
    Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/08/habitos-de-higiene.html
    Com esta ativid ade você estar á trabalhando a interpretação das imagens e o conhecimento que eles/as adquiriram na aula anterior, além da escrita das palavras/frases.

    TRABALHANDO COM UM TEXTO LÚDICO


    Professor/a leve seus/suas alunos/as para a sala de multimídia e acesse o sítio
    http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE&feature=related  . Assista com eles/as ao vídeo “O sapo não lava o pé”. Esta é uma música que faz parte da cultura popular, ela é pequena e de fácil memorização. As crianças apreciam muito, pois ela é divertida e alegre.
    Veja a letra:

    O sapo não lava o pé
    Conhecimento popular

    O sapo não lava o pé.
    Não lava porque não quer.
    Ele mora lá na lagoa.
    não lava o pé porque não quer.

    Mas que chulé!!!
    Professor/a assista ao vídeo e cante com as crianças. Depois aproveite a sugestão do vídeo e troque as vogais finais das palavras pela mesma vogal, ou seja, se utilizar a vogal “A”, você deverá cantar trocando os finais de todas as palavras por esta mesma vogal e assim fazer com todas as outras vogais (e, i, o, u). Faça esta brincadeira apenas na oralidade, ou seja, cantando, para não confundir as crianças quanto à escrita, pois elas estão na fase de alfabetização e ainda não estão ortográficas, portanto uma escrita assim poderá confundi-las.
    Veja um exemplo utilizando a vogal A:

    A sapA na lavA o pA
    NA lavA porCA nA CA
    ElA morA La nA lagoA
    NA lavA A pA porCA nA CA
    Ma CA chulA!!!

    Professor/a aproveite a brincadeira para trabalhar com seus/suas alunos/as sobre os motivos do Chulé. Questione-os/as sobre quem lava seu calçado: tênis, sapato ou sandália. Lembre-os/as que o Chulé é a sujeira formada pelo suor dos pés, tem um cheiro fétido, por isso é importante manter os pés limpos e não calçar os sapatos ou tênis com os pés sujos.
    3ª aula – Aproximadamente, uma (1) aula de 60 minutos

    Fonte: abcdocoracao.blogspot.com   
     QUE BANHO GOSTOSO!
    • Professor/a inicie sua aula com uma dinâmica. Solicite que os/as alunos/as façam uma rodinha e explique que o nosso corpo é muito importante e que por isso devemos cuidar dele com muito carinho.
    •  Agora todos/as deverão imitar o/a professor/a. Vamos tomar um banho imaginário. Vamos abrir o chuveiro? (faça o gesto de quem está abrindo o registro da água). Imaginem a água caindo sobre o nosso corpo... Hummm...que água morna... gostosa.... Agora vamos pegar o sabonete e passar na esponja. Em seguida vamos lavar os braços, limpando bem.... (vá guiando todo o processo do banho, ressaltando a limpeza dos pés, das mãos, dos órgãos genitais, fale com naturalidade utilizando os termos adequados).
    PRODUZINDO TEXTO
    -Professor/a aproveite os conhecimentos gerados por este trabalho, organize-os em grupos e proponha que elaborem cartazes para colocar nos banheiros, com o objetivo de conscientizarem a todos/as da importância de lavarem as mãos após utilizarem o banheiro.
    -Leve para a sala: revistas, livros e jornais velhos para recortes, a fim de que utilizem em seus cartazes, ou permita que façam ilustrações, pois os cartazes devem ficar interessantes para chamar atenção.
    - Oriente-os para que coloquem o nome de quem elaborou o cartaz, a turma e professora orientadora.
    Recursos Complementares
    Professor/a no sítio você vai encontrar uma historinha que aborda os hábitos de higiene com uma bela ilustração.
    http://aprenderecia.blogspot.com/2008/05/hbitos-de-higiene-motivao-histria.html
    Consulte também a aula Higiene e Saúde elaborada pela professora Luciana Soares Muniz, da Equipe AlfabetizAÇÃO, disponibilizada no Portal do Professor. Nela você encontrará outras sugestões.
    Avaliação
    Professor/a ao acompanhar a realização das atividades você vai perceber se os/as alunos/as estão compreendendo ou não, para isso, fique atento/a as respostas e observe o registro no caderno. Registre em seu plano de aulas ou relatório o que percebeu no decorrer das observações. Todos/as participaram? A metodologia utilizada foi adequada? Eles/as apresentaram dificuldades em compreender algum conceito trabalhado? Se necessário retome o que considerar que não ficou claro. Caso tenha algum/a aluno/a de inclusão lembre-se de adequar os seus recursos às necessidades deste/a aluno/a.

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15645

    Nome do Projeto: Estimulando os Hábitos de Higiene Pessoal na Educação Infantil
    Sugestão de: Projeto
    Uso: Público - na minha instituição, no Canal Colaborativo, nas demais instituições que fazem parte desta rede
    Resumo: Os hábitos de higiene pessoal devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo de forma a promover sua saúde e auto-estima.
    Autor(es):
    NomeE-mail
    Cacilda Rodrigues da Silvacacildarodrigues@auge.com.br
    Instituição: Canal Colaborativo
    Unidade: Principal
    Público Alvo:
    • Educação Infantil
    Área de Conhecimento:
    • Áreas Curriculares:
    • Artes; Ciências; Língua Portuguesa;
    • Temas Transversais:
    • Saúde;
    Objetivo:
    Objetivo Geral

    - Ensinar hábitos e práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.

    Objetivo Específico

    - Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo;
    - Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal;
    - Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
    - Favorecer a auto-estima da criança;
    - Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal. 
    Justificativa:
    Segundo aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá inicio a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da educação infantil.
    Conteúdo:
    Saúde e Higiene Pessoal
    Metodologia:
    Os alunos assistirão vídeos sobre higiene. Serão apresentadas músicas para conhecimento do próprio corpo e da higiene corporal. Os alunos participarão de atividades e brincadeiras com brinquedos e objetos de higiene pessoal. Será realizado um teatro com fantoches. Durante o projeto há momentos de conversa sobre o tema, com a participação da turma.
    Recursos:
    - Folhas de papel
    - Giz de cera e lápis de cor
    - Brinquedos
    - Objetos de higiene pessoal
    - Fantoches
    - Livros de histórias infantis
    - Músicas
    - Vídeos
    Avaliação/ Resultados:
    A avaliação será processual, visando verificar o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.
    Referências Bibliográficas:
    Saúde Bucal infantil. Disponível em: http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtAnyAge/InfantsAndChildren.cvsp?cid=BR_GoogleOC_art_infantil. Acesso em: 11 de Novembro de 2009.

    Aprender Brincando. Disponível em:
    http://professorajuce.blogspot.com/2009/03/higiene-i.html. Acesso em: 11 de Novembro de 2009. 
    Arquivos:
    TítuloTipoTamanho
    Projeto Higiene Pessoaldoc613888 B

    Fase 1: Contar história e conversar

    Duração: 1 Aula(s)
    Descrição: - Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola.

    - Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovar os dentes, etc.. Verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos. 

    Fase 2: Músicas e brincadeiras

    Duração: 1 Aula(s)
    Descrição: - Apresentação de músicas sobre o tema
    Sugestão de música:
    O sapo não lava o pé (Conhecimento popular)
    Ratinho Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)
    Ratinho Tomando Banho - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)

    - Brincar com as crianças utilizando bonecas e bonecos. Aproveitar a brincadeira para ensinar os alunos a utilizar adequadamente os objetos de higiene pessoal (escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, cotonete, etc.) 

    Fase 3: Vídeos e atividades

    Duração: 1 Aula(s)
    Descrição: - Exibição dos vídeos:
    Ratinho Castelo Rá-tim-bum (tempo - 00:01:13)
    Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vrJON1wq95c&NR=1
    Ratinho escovando os dentes (tempo - 00:01:29)
    Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=z1AW2hj65Zc&NR=1

    - Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.

    - Pedir que os alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal. 

    Fase 4: Teatro de fantoches e conversa

    Duração: 1 Aula(s)
    Descrição: - Teatro de fantoches sobre higiene pessoal

    - Conversar com os alunos sobre o tema, a fim de verificar a construção do conhecimento e a assimilação dos conceitos estabelecidos. 

    http://www.canalcolaborativo.com.br/bap/detalharProjetoAction.do?actionType=iniciar&origem=principal&idBap=413



    Ensine brincando com os hábitos de higiene



    O objetivo do educador é fazer com que as crianças de uma forma lúdica e prazerosa aprendam os hábitos e práticas de higiene no início da Educação Infantil, incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.

    Objetivo Específico

    • Identificar corretamente as partes do corpo;
    • Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal;
    • Ensinar a importância da higiene pessoal na prevenção de doenças;
    • Ensinar a importância dos cuidados que devemos ter com o corpo;
    • Identificar e estimular o uso dos objetos de higiene pessoal;
    • Valorizar a autoestima da criança.

    Metodologia

    A metodologia usada deve tornar o aprendizado mais agradável e fazer com que os alunos prestem atenção no conteúdo programático. As crianças ouvirão histórias sobre a higiene. Em seguida, faremos uma “Roda de Conversa”, falando sobre o tema a fim de obter a informação do que entenderam. Após isso, as crianças assistirão vídeos sobre higiene. Finalizando, elas farão atividades com colagem de desenhos, pinturas e manipulação de objetos de higiene.

    Conteúdo programático

    Vamos aprender tudo sobre os cuidados essenciais diários que precisamos ter para  uma boa saúde. Para isso é necessário termos uma boa higiene. Algumas atitudes e dicas serão fundamentais para termos hábitos saudáveis de higiene.
    brincando com os hábitos de higiene
    Vamos conhecer alguns hábitos de higiene que devemos ter todos os dias.
    • Não devemos compartilhar itens de higiene pessoal como escovas de dente, sabonete, creme dental e cosméticos com outras pessoas, pois pode transmitir infecções.
    • Evitar colocar as mãos sujas nos olhos, nariz e boca. Com essa atitude você evita a propagação de germes que causam o resfriado, gripe e outras doenças respiratórias.
    • Tomar banho diariamente. Se possível, use um sabonete antibactericida para remover os germes.
    • Após o banho, secar bem a sua pele, as dobras e os dedos dos pés.
    • Usar roupas limpas todos os dias.
    • Escovar os dentes após as refeições e inclusive antes de dormir, pois assim você remove as bactérias que podem acarretar em mau hálito e a formação de cáries.
    • Lavar as mãos antes das refeições, depois de ir ao banheiro e na hora do lanche.
    • Cortar as suas unhas curtas; mantenha-as limpas.
    • Dar descarga e tampar o vaso sanitário após usá-lo.
    • Durma pelo menos 8 horas diárias.
    • Praticar atividades físicas.

    Contar história sobre higiene do corpo

    Sugestões de livros:
    • “Saúde dos Dentes” dos autores Belli, Roberto & Bertani, Heloisa
    • “Riki e sua Turma: Ben não quer tomar banho” da autora Lima, Patrícia Dantas L. Faita
    • “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola

    Roda de conversa

    Conversa com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovar os dentes, etc.. Verificar por meio da conversa os conhecimentos adquiridos.

    Assistir aos vídeos

    Pela internet, acessando o You Tube, localizar vídeos sobre o tema e assistir com as crianças.

    Colagem de desenhos e manipulação de objetos de higiene.

    As crianças deverão identificar corretamente os objetos de higiene pessoal e sua função.
    Essas são algumas atividades que foram desenvolvidas com as crianças em forma de brincadeira.


    Fonte: http://www.colegioweb.com.br/educador/ensine-brincando-habitos-higiene.html#ixzz3PE0AcvJ9



    Vamos para mais uma aula de ciências e o professor tem mais uma tarefa para desempenhar; ensinar o tema sobre a higiene é muito importante, ainda mais no início da educação infantil.
    A escola possui um papel fundamental no ensino da higiene pessoal principalmente em comunidades mais carentes em que o tema nem sequer é comentado.
    Nesse artigo, você encontra dicas de como elaborar um plano de aula. O objetivo é de ajudar o professor com novas ideias e dicas de como trabalhar o tema com atividades criativas e incentivadoras.
    Explicar sobre o tema para os alunos utilizando o material de apoio escolar. A aula pode ser iniciada com perguntas introduzindo o tema. Assim que terminada a explicação iniciar as atividades.

    1ª etapa – Abordar sobre o conteúdo a ser ensinado

    O conteúdo programático não pode ser muito extenso, pois o aluno se dispersa e perde o seu interesse. Explicar um pouco a cada dia, de forma bem clara e objetiva é o ideal. A linguagem precisa se adequar a realidade do aluno.

    Higiene Pessoal

    A higiene é o conjunto de meios que utilizamos para manter condições adequadas a nossa saúde e ao meio em que vivemos.
    Devemos ter bons hábitos de higiene diários como a lavagem corporal, alimentação saudável, vestuário e calçado limpos, descanso diário e a prática de exercício físico.

    Quais são os bons hábitos de higiene pessoal?

    Os bons hábitos de higiene pessoal são:
    • Tomar banho todos os dias mantendo o nosso corpo limpo.
    • Cortar as unhas e deixá-las limpas
    • Lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro.
    • Lavar e pentear os cabelos todos os dias evitando o aparecimento de piolhos e outras doenças.
    • Escovar os dentes ao levantar, depois das refeições e ao deitar.
    • Usar fio dental e visitar o dentista regularmente.
    • Dar descarga e tampar o vaso sanitário após usá-lo.
    • Manter o ambiente limpo e organizado.
    Explicado o conteúdo, o professor segue com a atividade proposta.
    Como iniciar hábitos de higiene para as crianças

     2ª etapa - Contar história sobre noções de higiene

    professor pode fazer uma roda na sala de aula e iniciar uma história sobre noções de higiene.
    Objetivo: após a leitura, o professor inicia uma conversa sobre o tema para verificar se os alunos entenderam os conceitos que foram passados. Reforçar sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, lavar as mãos e todos os demais hábitos de higiene.
    Sugestões de livros:
    • “O banho de Nina” da autora Ana Cristina Melo
    • “Sujo, eu?!” do autor David Roberts – Editora Nacional.
    Esse livro é muito interessante!  Ele conta a história de um menino com maus hábitos de higiene. Com o convívio com amigos e familiares ele passa a entender que corre sério risco de adoecer se não mudar seus hábitos.
    Sugestões de perguntas após leitura:
    • O que vocês fazem para manter o corpo limpo?
    • Quem aqui gosta de tomar banho?
    • Quando tomam banho?
    • Quem não gosta?
    • Por que não gosta?
    • Por que é importante manter hábitos de higiene corporal?


    Fonte: http://www.colegioweb.com.br/educador/como-iniciar-habitos-de-higiene-para-as-criancas.html#ixzz3PE0PGJxR

    Nenhum comentário:

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...