sexta-feira, 4 de maio de 2018

SEQUÊNCIA DIDÁTICA Etapas de uma sequência didática

 1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Etapas de uma sequência didática
2 O modelo de sequência didática adotado no trabalho proposto está dividido em quatro etapas, conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). São elas: apresentação da situação, primeira produção, construção dos módulos e produção final.
3 1ª ETAPA: APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO 1- O aluno deve ser exposto ao problema de comunicação que constitui o projeto coletivo da turma. A produção de um gênero será a tarefa de comunicação oral ou escrita que os alunos deverão realizar; o professor dá indicações sobre quem serão os destinatários, as finalidades, o gênero a ser abordado, o suporte material da produção, etc.
4 2- O aluno tem que conhecer o conteúdo com o gênero com o qual vai trabalhar e saber da sua importância. 3- O aluno terá o primeiro encontro com o gênero leitura ou audição de textos do gênero e organização do mural da classe.
5 2ª ETAPA: A PRIMEIRA PRODUÇÃO 1- A produção inicial pode ser simplificada, somente dirigida à turma ou a um destinatário fictício. 2- A produção inicial: instrumento de avaliação diagnóstica para verificação das capacidades reais dos alunos.
6 3- Início da avaliação formativa: define os pontos em que o professor precisa intervir melhor; permite ao professor adaptar os módulos ou oficinas de maneira mais precisa às capacidades reais dos alunos; determina o percurso que o aluno tem ainda a percorrer.

7 3ª ETAPA: MÓDULOS OU OFICINAS 1- Trabalhar problemas detectados na avaliação diagnóstica. Problemas de níveis diferentes. a) representação da situação de comunicação (contexto de produção); b) pesquisas e leituras para melhorar a falta de conhecimentos sobre o tema;
8 c) atividades para o planejamento do texto: a estrutura mais ou menos convencional do gênero; d) atividades sobre o estilo do gênero em diferentes autores; e) atividades sobre os títulos; f) atividades de observação e de análise de textos;
9 g) tarefas simplificadas de produção de textos; h) análise linguística (ortografia, pontuação, conexão, coesão referencial, coesão verbal, organização sintática, variante linguística, vocabulário…); i) atividades com gêneros orais pertinentes; 2- Análise das atividades realizadas para capitalizar as aquisições: elaboração da “lista de constatações”.
10 4ª ETAPA: A PRODUÇÃO FINAL: culminância da avaliação 1- Possibilita ao aluno pôr em prática as noções e os instrumentos elaborados separadamente nos módulos. 2- Completar a proposta de interação inicial, enviando textos aos destinatários. (…). Acompanhe o slide e o material completo no link que segue:
Fonte: http://slideplayer.com.br
http://jottaclub.com/2017/02/sequencia-didatica-etapas-de-uma-sequencia-didatica/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...