domingo, 7 de agosto de 2016

Projeto: Na escola com Maurício de Sousa e sua turma

As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são bastante conhecidas pelas crianças e são importantes recursos didáticos que podem ser utilizados em sala de aula para trabalhar diferentes aspectos da vida humana. Como os personagens também são crianças é comum que os alunos se identifiquem com alguns deles. Neste projeto iremos utilizar as características que identificam a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento, dentre outros personagens, para trabalharmos temas transversais, como os valores: Amizade, Respeito, Preservação do meio ambiente, Solidariedade, dentre outros, com crianças de três anos.

II - Objetivo Geral:
            O presente trabalho tem por objetivo despertar a curiosidade das crianças e favorecer a ampliação dos conhecimentos referentes aos personagens dessa turma, como também auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados.
III - Objetivos Específicos:
  • Identificar e nomear os personagens da Turma da Mônica;
  • Identificar e associar características de cada personagem com as das crianças;
  • Conhecer e valorizar os hábitos culturais cultivados em nossa sociedade;
  • Identificação das cores a partir das vestimentas dos personagens da turminha;
  • Valorizar e incentivar os hábitos de higiene e alimentação;
  • Valorizar e incentivar os valores, como: respeito, amizade, solidariedade e cooperação.
IV - Metodologia:
  • Iniciar o projeto com a investigação dos conhecimentos prévios das crianças com relação a Turma da Mônica e seu criador.
  • Na roda de conversas, contar de maneira lúdica a biografia de Maurício de Sousa.
  • Iniciar pelo personagem Chico Bento e a sua turminha, enfatizado os aspectos e características deste personagem (maneira de falar, de vestir, lugar onde mora, alimentos, brincadeiras e seus amigos) fazendo reflexões sobre as festas juninas.
  • Elaboração de atividades xerocadas direcionadas para o período junino.
  • Confecção de cartaz com a turminha do Chico Bento.
  • Identificar nas HQ os papais dos personagens da Turma da Mônica.
  • Construção coletiva de um painel com os personagens Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Chico Bento com seu criador.
  • Apresentar através do personagem Chico Bento as lendas folclóricas (Curupira, boitatá, Saci).
  • Proporcionar sessões de vídeo semanais passando diversos DVDs da Turma da Mônica (Paramount Pictures).
  • Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
  • Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda.
  • Conversar com as crianças sobre as características dos personagens da turminha incentivando-os a se identificarem com eles (trabalhar cada personagem individualmente).
  • Levar a turma para brincar de pular corda, amarelinha, bolinhas de gude, entre outras brincadeiras da turminha.
  • Confeccionar os personagens com material reciclável.
V - Recursos:
  • Cd’s;
  • Dvd’s;
  • Jogos;
  • Material concreto (tinta guache, tampinhas de garrafas PET, giz de cera, lápis de cor, palitos de picolé);
  • Massa de modelar;
  • Recorte;
  • Colagem.
VI - Avaliação:
            A avaliação será realizada de modo contínuo e sistemático, através do acompanhamento da professora, durante o período, onde estará sendo observado a participação, o interesse e o aprendizado das crianças nas atividades coletivas e individuais.
VII - Público Alvo (Perfil da Turma)
            Alunos de 3 a 4 anos do Nível II A – (Educação Infantil)
VIII - Período
Segundo Semestre (De Julho a Dezembro de 2011)
IX - Conteúdos Científicos Abordados
      - Linguagem
  • Produção de textos coletivos por meio da interpretação das histórias dos personagens de Maurício de Sousa;
  • Observação e manuseio de materiais concretos como: livros, revistas, gibis, entre outros;
  • Identificação, apropriação e associação das vogais;
  • Representar através dos desenhos: pessoas, situações e cenas do cotidiano;
  • Oralidade.
- Matemática
  • Classificação e seriação por cor, forma e tamanho;
  • Reconhecimento e associação das cores e suas variações;
  • Contagem oral;
  • Associação da escrita do número á quantidade;
  • Diferenciação entre letra e número;
  • Identificação e reconhecimentos dos números.
            - Movimento
  • Utilização expressiva do movimento nas situações cotidianas e suas brincadeiras;
  • Aperfeiçoamento dos gestos relacionados a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento;
  • Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente através da dança e das brincadeiras.
            - Música
  • Repertório de canções para desenvolver a memória musical;
  • Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a improvisação musical;
  • Reconhecimento de sons da natureza;
  • Observação da organização dos sons e silêncios em linguagem musical.
- Natureza e Sociedade
  • Reconhecer e identificar algumas diferenças existentes entre pessoas pertencentes ao mesmo grupo social;
  • Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural;
  • Reconhecer diferentes formas de exploração da natureza;
  • Reconhecer o bairro como espaço geográfico interligado a outros lugares;
  • Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social.
            - Artes
  • Exploração e manipulação de materiais, como: lápis de diversas cores, pincéis, giz de cera, papel, cartolina, tinta;
  • Criação de desenhos, pinturas, colagens e modelagens;
  • Releitura de obras de artes;
  • Construção junto com a família do personagem favorito do aluno;
  • Observação e identificação de imagens diversas.
X - Interesse e Motivação
            Trabalhar de forma lúdica e prazerosa a educação moral e ética, auxiliando a criança no processo de ensino aprendizagem.
XI - Enceramento – Culminância
Para encerrar o projeto, organizaremos uma apresentação da música “Mundo Colorido” (Turma da Mônica) com os alunos onde os mesmo deverão vir vestidos com roupas caracterizadas de seu personagem favorito e receberão nesta ocasião os bonecos confeccionados com as respectivas famílias.
XII – Equipe Pedagógica
Janaina Macedo (Professora Titular)
Renata Andrade (Professora Titular)
Josiane Macena (Auxiliar de Sala – Estagiária do curso de Pedagogia da UNP)
Jaqueline (Auxiliar de Sala)
Lucinete Medeiros (Coordenadora Pedagógica)

XIII - Referências:
RCNEI
Site da Turma da Mônica: www.turmadamonica.com.br
 
Revisado por Editor do Webartigos.com
Projeto: Na escola com Maurício de Sousa e sua turma

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/projeto-na-escola-com-mauricio-de-sousa-e-sua-turma/80011/#ixzz4GhDRj5IB


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/projeto-na-escola-com-mauricio-de-sousa-e-sua-turma/80011/#ixzz4GhDM9Tia

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...