Para ajudá-la nesse processo, postamos várias atividades como brincadeiras, cantigas, dinâmicas, opções lúdicas para trabalhar matemática com criatividade, deixando-a menos complicada!
01- Carimbo dos dedos | |
Cartolina colorida e guache colorido. Desenvolvimento 1. 2. 3. Oriente-os a espalharem números variados. 4. Eles também podem carimbar as mãos e escrever, ao lado, a quantidade de dedos carimbada ali. |
02 - Palitinhos coloridos |
De que vamos precisar? - Palitinhos de sorvete - Fitas de cetim nas mesmas cores - Canetinha preta - Cola branca 1. Separe os palitos em 10 montes: o primeiro monte com 1 palito, o segundo com 2 palitos e assim por diante.
2. Cole os palitos (um sobre o outro) de cada monte e deixe secar.
3. Com o guache, pinte cada monte de uma cor.
4. Após secar, amarre as fitas de mesma cor em torno dos montes.
5. Com a canetinha preta, escreva em cima dos montes o número de palitos que eles contêm.
Desenvolvimento
Mantenha os conjuntos de palitos sempre na sala. Eles servirão de auxílio para muitas atividades, pois, sempre que o aluno precisar de ajuda para relacionar a quantidade ao número, pode recorrer a eles. Por exemplo, a professora pede para a criança separar 4 brinquedos. Antes de pegá-los, ela pode conferir nos palitos o que, concretamente, são 4 objetos.
|
03- Caixa de coleção | |
De que vamos precisar? - Caixa de sapato - Papel de presente - Fita adesiva - Objetos da escolha do aluno Cada aluno deve ter a sua. E todos aprendem brincando! A meta aqui é contar e relacionar as quantidades aos números. 2. Peça para os alunos trazerem objetos que queiram colecionar, como tampinhas, lápis, bonequinhos, figurinhas, carrinhos etc. Desenvolvimento Com criatividade, pode-se partir para diversos caminhos a partir das caixas. Conforme as crianças forem trazendo os objetos, peça para elas irem contando os seus e o dos coleguinhas. Quem já conseguiu juntar mais? Oriente-as a compararem as quantidades. | |
Observação: Esta atividade ensina também a importância de colecionar e guardar. DICA: Envie um bilhete para os pais comunicando a atividade, para que eles auxiliem as crianças na coleta de materiais em que vão colecionar. |
4 - Jogo da Memória | |
- Papel cartão, canetas hidrocor coloridas, adesivos ou desenhos e tesoura.
1. Recorte quadrados no papel-cartão amarelo.
2. Recorte números de 0 a 10 no papel-cartão preto.
3. Cole os números no centro dos quadrados.
4. Faça furos laterais nos quadrados.
5. Corte tiras de barbante e amarre nos furos, para que os quadrados possam ser pendurados como plaquinhas;
Desenvolvimento
Esta atividade pode ser desenvolvida de duas maneiras. Na primeira, a quantidade de alunos da sala deve ser menor ou igual à de plaquinhas.
1. Distribua uma plaquinha para cada aluno colocar no pescoço.
2. Peça para os alunos se misturarem e, em seguida, formarem uma fila.
3. Pergunte a cada aluno de cada vez se, levando-se em conta a sequência numérica correta, ele está no lugar certo da fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar com um coleguinha e ir para sua posição certa.
4. A brincadeira continua até cada um ocupar se lugar certo na ordem numérica.
A segunda forma de desenvolver a atividade é adequada para classes de mais de 11 alunos. Ela é aplicada da mesma maneira, mas os alunos que ficarem de fora é que devem perguntar aos coleguinhas se eles estão nos lugares certos e os ajudarem a mudar de posição na fila.
|
Coordenação motora
Muitas atividades que envolvem contagem de objetos e, principalmente, desenhos e colagens são muito bem-vindas na faixa etária da Educação Infantil. Isso porque elas estimulam o desenvolvimento da coordenação motora e da coordenação motora fina (em tarefas mais minuciosas, como recortes), essencial para a escrita, que será trabalhada com mais afinco no Ensino Fundamental I.
5 - Plaquinhas com números | |
Papel cartão amarelo e preto, barbante e cola branca. Este jogo ajuda os alunos a trabalharem a sequência de números, além de envolvê-los em uma atividade de grupo. 1. Recorte quadrados no papel-cartão amarelo. 2. Recorte números de 0 a 10 no papel-cartão preto. 3. Cole os números no centro dos quadrados. 4. Faça furos laterais nos quadrados. 5. Corte tiras de barbante e amarre nos furos, para que os quadrados possam ser pendurados como plaquinhas; Desenvolvimento
Esta atividade pode ser desenvolvida de duas maneiras. Na primeira, a quantidade de alunos da sala deve ser menor ou igual à de plaquinhas.
1. Distribua uma plaquinha para cada aluno colocar no pescoço.
2. Peça para os alunos se misturarem e, em seguida, formarem uma fila.
3. Pergunte a cada aluno de cada vez se, levando-se em conta a sequência numérica correta, ele está no lugar certo da fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar com um coleguinha e ir para sua posição certa.
4. A brincadeira continua até cada um ocupar se lugar certo na ordem numérica.
A segunda forma de desenvolver a atividade é adequada para classes de mais de 11 alunos. Ela é aplicada da mesma maneira, mas os alunos que ficarem de fora é que devem perguntar aos coleguinhas se eles estão nos lugares certos e os ajudarem a mudar de posição na fila.
|
6 - Números de 1 a 10 | |
Cartolina, tesoura, cola, jornal, purpurina, retalhos de TNT, papel de presente, revistas, fôrmas de doce e papel de seda. Para aprender os números, nada melhor do que entrar em contato com eles. Confeccione-os para que as crianças manuseiem sempre que possível. 1. Recorte os números conforme os moldes. 2. Enfeite os números com jornal, revistas, purpurina etc. |
7 - Colagem | |
folhas sulfite, de revista e jornal, cola branca e tesoura sem ponta.
Desenvolvimento
1. Distribua para os alunos as folhas com os números, as folhas de revista, a cola e a tesoura sem ponta.
2. Peça para eles colarem nas folhas papéis picados na quantidade indicada por número escrito por você nas folhas, ou numa determinada quantidade falada em voz alta.
|
08 - Contagem de alunos | |
Esta é uma dinâmica que pode ser realizada cotidianamente. A contagem é simples, mas funcional: todos os dias, quando os alunos chegam à sala, um é escolhido para contar quantos são os presentes. O número é escrito na lousa, e do lado, escreva quantos são os alunos que estão faltando. Trata-se, ainda, de uma introdução às operações matemáticas.
|
Read more: http://www.pragentemiuda.org/2014/02/08-ideias-criativas-para-trabalhar-numeros.html#ixzz2tNpOKKSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário