Igual e diferente
Veja como ensinar esses conceitos e seus símbolos com os alunos
|
Dica de leitura! ★ Somos Iguais Mesmo Sendo Diferentes! O livro Somos Iguais Mesmo Sendo Siferentes! promove o respeito e fomenta a igualdade de direitos por meio do diálogo. Um livro imprescindível em qualquer escola, porque repensar valores e preconceitos deve ser matéria constante. Destinado a pais e filhos, ensina a lidar com as diversidades diárias da vida. Autor: Marcos Ribeiro Editora: Moderna Preço: R$ 19,50 Onde encontrar: www.moderna.com.br |
O professor possui uma função importante na Educação Infantil que é propiciar às crianças um ambiente em que os alunos possam explorar diferentes ideias matemáticas, de forma prazerosa e que possam compreender a disciplina como fato inserido na vida. De acordo com a professora Nivian de Almeida Alves, do Colégio Sacaranne, em São Paulo, conceitos como igual e diferente, que farão parte da vida de qualquer ser humano, podem e devem ser introduzidos desde a Educação Infantil.
Nesse sentido, Nivian desenvolveu um projeto que trabalha essas diferenças e características, assim como seus sinais correspondentes. Antes de iniciar as atividades a seguir, ela sugere a dramatização do momento para que os alunos prestem a atenção nos animais apresentados. Para cada animal, apresente as pintas chamando a atenção quanto às formas e às cores. Além disso, deixe as figuras exposta para que os alunos se familiarizem.
Atividade 1 Pintas dos animais | |
Materiais: ★ Desenhos de 3 (três) animais em E.V.A. ★ Pintas arredondadas em E.V.A. nas cores verde e marrom ★ Pintas compridas em E.V.A. na cor preta ★ Tiras de tecido feltro ★ Tiras pequenas de velcro | |
Procedimento: Separe as pintas e chame um aluno por vez para colocá-las no animal correspondente. |
Atividade 2 Essa não é minha pinta! | |
Procedimento: Sem que os alunos percebam, retire uma pinta de cada animal e coloque em outro. Peça que eles descubram qual é a pinta diferente. |
Igual e diferente
Veja como ensinar esses conceitos e seus símbolos com os alunos
Atividade 3 Comparando a quantidade de pintas | |
Materiais: ★ Duas figuras de um animal (girafa) ★ Duas tiras de tecido feltro ★ Várias pintas arredondadas com tiras pequenas de velcro coladas ★ Placas com números de 0 a 10 ★ Dois tipos de sinais em E.V.A. (igual e diferente) | |
Procedimento: Coloque uma quantidade de pintas no pescoço da primeira girafa e outra quantidade na segunda girafa. Chame um aluno para fazer a contagem das pintas no pescoço e colar a placa com o número correspondente. Após, os alunos farão a comparação da quantidade de pintas e representarão com o símbolo matemático de igual ou diferente. | |
Objetivo: ★ Trabalhar o conceito de igual e diferente; ★ Apresentar o símbolo matemático (igual e diferente); ★ Associar a quantidade com os números. Faixa etária: a partir de 5 anos. |
Dica de leitura! ★ Tem Sempre um Diferente Tem Sempre um Diferente é um livro – com ilustrações muito divertidas – que nos ensina que há sempre um que se torna diferente entre todos os outros iguais. Com personagens do mundo animal, os autores nos ajudam a refletir sobre a questão da pluralidade cultural e do respeito à diversidade. Autores: José Carlos Lollo e Blandina Franco Editora: Moderna Preço: R$ 22,00 Onde encontrar: www.moderna.com.br |
Dica de leitura! ★ É o Maior! A bicharada está na maior campanha eleitoral que vai decidir quem É O MAIOR. Todos os candidatos têm o mesmo espaço para se apresentar e as mesmas chances de provarem que merecem o seu voto. Nessa eleição, qualquer um pode ser o maior em alguma coisa: o maior comilão, o mais inteligente, o maior palhaço, o mais alto, o mais chato, o melhor amigo... Autor: Guto Lins Editora: Larousse Preço: R$ 25,90 Onde encontrar: www. larousse.com.br fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/126/artigo302392-2.asp |
Nenhum comentário:
Postar um comentário