quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ESTIMULOS PARA LEITURA



Flávia Muniz
Ilustrada por Michele Lacocca
Editora Moderna


É uma história bem movimentada, protagonizada por divertidos animais, e que prende a atenção do leitor pela curiosidade:
O que será que tem na caixa?
 Quem ficará com ela?
Os bichos falam em rimas, o que, além de ser um estímulo para a leitura, pode abrir uma brecha para um criativo trabalho de escrita.
Texto alegre e divertido onde os animais se comportam como um grupo de crianças disputando algo que desconhecem,mas supõem ser valioso.
E uma surpresa espera o leitor no final.            
Atividades
Um dia, lá do céu, cai uma caixa no mato.
O primeiro a encontrála é o sapo, mas logo chega toda a bicharada, curiosa para saber o que terá lá dentro.
Cada um tem um palpite, e a mata vira uma algazarra.
Até que chega o rei — o leão — que reivindica a caixa para si.
Com socos, patadas e golpes baixos, põe os bichos para correr.
Aproveitando a confusão, o esperto macaco carrega com ele a caixa misteriosa.
E, sob os olhares de todos, na expectativa de encontrar bananas, doces, bolos, o macaco abre o fecho.
Surpresa: é uma careta de molas. Bem feito para o macaco xereta!
COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA
É uma história bem movimentada, protagonizada por divertidos animais, e que prende a atenção do leitor pela curiosidade:
O que será que tem na caixa?
Quem ficará com ela?
Os bichos falam em rimas, o que, além de ser um estímulo para a leitura, pode abrir uma brecha para um criativo trabalho de escrita.
Áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências, Geografia
Temas transversais: Ética, Meio ambiente
Público-alvo: Leitor iniciante
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Antes da leitura:
1. Mostre a capa do livro aos alunos e pergunte: o que será que tem nessa caixa?
 Registre todos os palpites.
Durante a leitura:
1. Antecipe que “a caixa maluca” vai ser disputada por muitos personagens.
Peça para que eles avaliem, ao longo da leitura, os motivos que cada um apresenta para ficar com a caixa.
2. Sugira que verifiquem, por meio da ilustração, como reage o animal que encontrou a caixa. Michele Iacocca caracteriza, com muito humor, as reações — de simpatia ou de preocupação — do sapo pelo que dizem os outros animais.
3. Há passagens do texto em que aparecem muitas rimas (quando falam os animais). Solicite que os alunos assinalem onde elas ocorrem.
Depois da leitura:
1. Questionar os alunos:
Quem viu primeiro a caixa?
 O macaco merecia ficar com a caixa?
Quem deveria ficar com ela, na sua opinião?
2. Proponha que criem um outro final para a história.
• A mudança pode começar a partir da frase “Da caixa maluca não saiu banana, nem bolo, nem doce, nem bala...”, se quiserem substituir apenas o que tinha dentro da caixa.
• Pode ainda começar de “Já …………………………………, tomou cuidado. E, no meio do bafafá, pegou a caixa — muito sabido...”, se quiserem mudar também quem pegou a caixa.
3. Construindo listas de bichos
Proponha a seus alunos elaborar uma lista dos bichos que aparecem no livro.
Registre o nome do bicho na tabela e marque, na coluna correspondente, se ele é citado no texto e ilustrado ou se aparece só na ilustração.
NOME APARECE NO TEXTO APARECE SÓ NA DO BICHO E NA ILUSTRAÇÃO ILUSTRAÇÃO
4. Pesquisando sobre animais
Proponha um trabalho de pesquisa sobre animais, perguntando:
Que animais participam da história?
Onde deve se passar essa história, então? (Como são animais da selva, deve se passar numa selva; e não no Brasil, pois aqui não há leões, elefantes.)
E se a caixa caísse na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica ou no Cerrado?
 Fazer um levantamento sobre quais animais habitam essas regiões.
Alguns eles conhecem, outros devem ser pesquisados em livros ou em sites na Internet.
A pesquisa pode se estender para uma coleta de dados sobre cada animal.
5. Brinque com a classe de adivinhar os animais pela rima.
Aproveite as frases do texto, como “Viu nada, seu bobão! A caixa é do rei leão!”, e proponha outras como:
• Deixem a caixa aí, ela é do ……………… ( jabuti, javali, siri)
• Que ninguém se amedronte, a caixa é do ……… (rinoceronte)
• A caixa tem um diamante, só pode ser do ………… (elefante)
6. Adaptando a história para as florestas brasileiras
Proponha a seus alunos adaptar a história para que a disputa se dê nas matas brasileiras.
Como ficaria? Desafie-os a explorar as rimas nas falas dos animais, como no livro.
7. Confeccionando caixas e mais caixas malucas
Organize a classe em grupos e proponha que cada um crie uma caixa misteriosa.
Eles devem decidir o que terá a caixa, e depois revesti-la com papéis coloridos, pinturas ou gravuras, de modo que fique bem atraente.
A surpresa da caixa pode ser uma recompensa ou um castigo brincalhão.
Quando todos já tiverem confeccionado a caixa, faça um sorteio para saber que grupo presenteará o outro.
Em seguida, os participantes do mesmo grupo devem disputar a caixa.
 Cada um representará um animal à sua escolha e apresentará um argumento que justifique sua pretensão à caixa. Por exemplo:
Eu sou a tartaruga; sou a mais velha dos animais, por isso mereço ficar com a caixa.
Ou:
Eu sou a onça-pintada; estou ameaçada de extinção, por isso devo ser recompensada.
E assim por diante.
O grupo presenteador é que decide qual é o argumento mais convincente.
E o que tem dentro dacaixa? Isso é uma história que fica para  uma outra vez...
Mais atividades:
  Inspirada no livro “A Caixa Maluca” de Flávia Muniz, a professora criou uma atividade para envolver toda a família na realização do projeto.
 A brincadeira consistia no envio de uma caixa decorada para a casa da criança, onde era depositado seu brinquedo ou objeto preferido, e no dia seguinte a turma se reunia tentando adivinhar qual seria a surpresa da “Caixa Maluca”.
Para que todos entendessem a relação da criança com o conteúdo da caixa, o pai ou a mãe enviavam junto um pequeno texto explicativo, com algumas dicas para os colegas.
Durante o projeto, houve a construção de um livro individual explorando as diferentes técnicas artísticas que os pequenos estudantes aprenderam, que foi entregue aos pais acompanhado do DVD com as fotos dos momentos mais significativos do trimestre e trilha sonora composta pelas músicas mais ouvidas em sala de aula.

Caixa Mágica e o alfabeto

O/A aluno/a poderá desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias, bem como, ampliar a criatividade e a imaginação.
Duração das atividades
Aproximadamente 1 aula de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já estejam familiarizados/as com o alfabeto, ou seja, reconheçam as diferentes letras de nosso alfabeto e palavras que correspondam a cada uma delas.
Estratégias e recursos da aula
Para a execução dessa aula será necessário confeccionar uma caixa, você poderá utilizar uma caixa de sapatos, grande, encapada com papéis coloridos do jeito que preferir. 
Faça um buraco em uma das laterais de forma que caiba a mão da criança. 
Crie uma proteção em volta para que elas não vejam o que há dentro da mesma.
 Enfeite a caixa por fora colando letras do alfabeto de diversos tamanhos e materiais e dentro coloque vários objetos e letras do alfabeto.
É importante que antes do uso desse recurso você professor/a, já tenha explorado bastante o alfabeto com seus/as alunos/as através de atividades, poemas, canções e que eles/as já consigam fazer associações entre as letras e os objetos correspondentes.
Professor/a inicie a aula com uma roda de conversa, apresentando aos/às seus/suas alunos/as a “Caixa Mágica”. Crie um suspense em volta dessa caixa. 
Ela poderá ser passada de mão em mão. 
Peça que cada criança retire um objeto de dentro da caixa, lembrando que dentro dela deverá conter todas as letras do alfabeto e pequenos objetos correspondem às letras que lá estão.
A criança que colocar a mão na caixa poderá retirar uma letra ou um objeto.
 Caso retire a letra deverá dizer o nome dela e uma palavra que começa com aquela letra. 
Caso retire um objeto, deverá dizer seu nome e com qual letra começa seu nome.
Você professor/a poderá ser o/a escriba da turma e realizar a escrita de um texto coletivo contando sobre a dinâmica para posterior registro no caderno de sala.
Avaliação
Essa prática poderá ser realizada todos os dias como uma dinâmica na roda da conversa.
 Será considerada satisfatória se todos/as alunos/as participarem ativamente e também conseguirem identificar letras e objetos; dizer seus nomes e a letra do alfabeto com que iniciam.

CAIXA MÁGICA DE SUPRESA


UM LIVRO
É UMA BELEZA
É UMA CAIXA MÁGICA
SÓ DE SUPRESA.

UM LIVRO
PARECE MUDO,
MAS NELE A GENTE
DESCOBRE TUDO

UM LIVRO
TEM ASAS
LONGAS E LEVES
QUE,DE REPENTE,
LEVAM A GENTE
LONGE,LONGE...

UM LIVRO
É UM PARQUE DE DIVERSÕES
CHEIO DE SONHOS COLORIDOS,
CHEIO DE DOCES SORTIDOS
CHEIO DE LUZES E BALÕES.


UM LIVRO
É UMA FLORESTA
COM FOLHAS E FLORES
E BICHOS E CORES.

É MESMO UMA FESTA,
UM BÁU DE FEITICEIRO,
UM NAVIO PIRATA NO MAR,
UM FOGUETE PERDIDO NO AR,
E UM AMIGO COMPANHEIRO.

Atividades para todas as hipóteses silábicas
- Leituras
- Memorizar rimas
- Ler e desenhar
- Descobrir palavras
- Montar um livro com a poesia
- Identificar letras e sílabas iniciais nas palavras
- Ordenar palavras e frases
- Colar as palavras em ordem alfabéticas
- Descobrir palavras e frases no textos
- Produzir e ilustrar pequenos textos
- Separar palavras no texto observando a segmentação
Exemplo
Memorize a rima e complete a frase
UM LIVRO É BELEZA
É UMA CAIXA MÁGICA
SÓ DE _______________

1) Que livros você leu nesse último mês?
2) No poema lemos: “um livro tem asas longas e leves”. Explique.
3) Por que o autor, neste poema, diz que o livro é uma caixa mágica?
4) Quando se diz que um livro é uma festa, estamos afirmando que:
( ) é igual a festa de aniversário.
( ) tem muitos doces.
( ) tem coisas bonitas e agradáveis e pode nos proporcionar
conhecimento, prazer e alegria.
5) Um livro é um parque de diversões, porque:
( ) nos proporciona lazer e prazer.
( ) tem roda gigante e outros brinquedos
Produção de texto
Professor, leve seus alunos à biblioteca ou leve vários títulos para a sala.
Possibilite que escolham livros.
Explique o processo pelo qual passa a produção de um livro: escrita, ilustração, revisão, diagramação gráfica, impressão venda e consumo.
Você pode solicitar ao aluno que após fazer a leitura do livro, escreva com suas palavras o que mais gostou.
Escreva bilhetes indicando a leitura do livro
Faça uma propaganda do livro que leu. Ilustre o texto através de desenhos  

Aqui tem mais:



 caixa magica de surpresas Elias José       


Avaliação :atividades sobre este poemahttp://lpressurib.files.wordpress.com/2010/05/prova_de_portugues_gabarito.pdf      
 Vejam aqui mais sugestões




FONTE: 

Flávia Muniz
Ilustrada por Michele Lacocca
Editora Moderna


É uma história bem movimentada, protagonizada por divertidos animais, e que prende a atenção do leitor pela curiosidade:
O que será que tem na caixa?
 Quem ficará com ela?
Os bichos falam em rimas, o que, além de ser um estímulo para a leitura, pode abrir uma brecha para um criativo trabalho de escrita.
Texto alegre e divertido onde os animais se comportam como um grupo de crianças disputando algo que desconhecem,mas supõem ser valioso.
E uma surpresa espera o leitor no final.            
Atividades
Um dia, lá do céu, cai uma caixa no mato.
O primeiro a encontrála é o sapo, mas logo chega toda a bicharada, curiosa para saber o que terá lá dentro.
Cada um tem um palpite, e a mata vira uma algazarra.
Até que chega o rei — o leão — que reivindica a caixa para si.
Com socos, patadas e golpes baixos, põe os bichos para correr.
Aproveitando a confusão, o esperto macaco carrega com ele a caixa misteriosa.
E, sob os olhares de todos, na expectativa de encontrar bananas, doces, bolos, o macaco abre o fecho.
Surpresa: é uma careta de molas. Bem feito para o macaco xereta!
COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA
É uma história bem movimentada, protagonizada por divertidos animais, e que prende a atenção do leitor pela curiosidade:
O que será que tem na caixa?
Quem ficará com ela?
Os bichos falam em rimas, o que, além de ser um estímulo para a leitura, pode abrir uma brecha para um criativo trabalho de escrita.
Áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências, Geografia
Temas transversais: Ética, Meio ambiente
Público-alvo: Leitor iniciante
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Antes da leitura:
1. Mostre a capa do livro aos alunos e pergunte: o que será que tem nessa caixa?
 Registre todos os palpites.
Durante a leitura:
1. Antecipe que “a caixa maluca” vai ser disputada por muitos personagens.
Peça para que eles avaliem, ao longo da leitura, os motivos que cada um apresenta para ficar com a caixa.
2. Sugira que verifiquem, por meio da ilustração, como reage o animal que encontrou a caixa. Michele Iacocca caracteriza, com muito humor, as reações — de simpatia ou de preocupação — do sapo pelo que dizem os outros animais.
3. Há passagens do texto em que aparecem muitas rimas (quando falam os animais). Solicite que os alunos assinalem onde elas ocorrem.
Depois da leitura:
1. Questionar os alunos:
Quem viu primeiro a caixa?
 O macaco merecia ficar com a caixa?
Quem deveria ficar com ela, na sua opinião?
2. Proponha que criem um outro final para a história.
• A mudança pode começar a partir da frase “Da caixa maluca não saiu banana, nem bolo, nem doce, nem bala...”, se quiserem substituir apenas o que tinha dentro da caixa.
• Pode ainda começar de “Já …………………………………, tomou cuidado. E, no meio do bafafá, pegou a caixa — muito sabido...”, se quiserem mudar também quem pegou a caixa.
3. Construindo listas de bichos
Proponha a seus alunos elaborar uma lista dos bichos que aparecem no livro.
Registre o nome do bicho na tabela e marque, na coluna correspondente, se ele é citado no texto e ilustrado ou se aparece só na ilustração.
NOME APARECE NO TEXTO APARECE SÓ NA DO BICHO E NA ILUSTRAÇÃO ILUSTRAÇÃO
4. Pesquisando sobre animais
Proponha um trabalho de pesquisa sobre animais, perguntando:
Que animais participam da história?
Onde deve se passar essa história, então? (Como são animais da selva, deve se passar numa selva; e não no Brasil, pois aqui não há leões, elefantes.)
E se a caixa caísse na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica ou no Cerrado?
 Fazer um levantamento sobre quais animais habitam essas regiões.
Alguns eles conhecem, outros devem ser pesquisados em livros ou em sites na Internet.
A pesquisa pode se estender para uma coleta de dados sobre cada animal.
5. Brinque com a classe de adivinhar os animais pela rima.
Aproveite as frases do texto, como “Viu nada, seu bobão! A caixa é do rei leão!”, e proponha outras como:
• Deixem a caixa aí, ela é do ……………… ( jabuti, javali, siri)
• Que ninguém se amedronte, a caixa é do ……… (rinoceronte)
• A caixa tem um diamante, só pode ser do ………… (elefante)
6. Adaptando a história para as florestas brasileiras
Proponha a seus alunos adaptar a história para que a disputa se dê nas matas brasileiras.
Como ficaria? Desafie-os a explorar as rimas nas falas dos animais, como no livro.
7. Confeccionando caixas e mais caixas malucas
Organize a classe em grupos e proponha que cada um crie uma caixa misteriosa.
Eles devem decidir o que terá a caixa, e depois revesti-la com papéis coloridos, pinturas ou gravuras, de modo que fique bem atraente.
A surpresa da caixa pode ser uma recompensa ou um castigo brincalhão.
Quando todos já tiverem confeccionado a caixa, faça um sorteio para saber que grupo presenteará o outro.
Em seguida, os participantes do mesmo grupo devem disputar a caixa.
 Cada um representará um animal à sua escolha e apresentará um argumento que justifique sua pretensão à caixa. Por exemplo:
Eu sou a tartaruga; sou a mais velha dos animais, por isso mereço ficar com a caixa.
Ou:
Eu sou a onça-pintada; estou ameaçada de extinção, por isso devo ser recompensada.
E assim por diante.
O grupo presenteador é que decide qual é o argumento mais convincente.
E o que tem dentro dacaixa? Isso é uma história que fica para  uma outra vez...
Mais atividades:
  Inspirada no livro “A Caixa Maluca” de Flávia Muniz, a professora criou uma atividade para envolver toda a família na realização do projeto.
 A brincadeira consistia no envio de uma caixa decorada para a casa da criança, onde era depositado seu brinquedo ou objeto preferido, e no dia seguinte a turma se reunia tentando adivinhar qual seria a surpresa da “Caixa Maluca”.
Para que todos entendessem a relação da criança com o conteúdo da caixa, o pai ou a mãe enviavam junto um pequeno texto explicativo, com algumas dicas para os colegas.
Durante o projeto, houve a construção de um livro individual explorando as diferentes técnicas artísticas que os pequenos estudantes aprenderam, que foi entregue aos pais acompanhado do DVD com as fotos dos momentos mais significativos do trimestre e trilha sonora composta pelas músicas mais ouvidas em sala de aula.

Caixa Mágica e o alfabeto

O/A aluno/a poderá desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias, bem como, ampliar a criatividade e a imaginação.
Duração das atividades
Aproximadamente 1 aula de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já estejam familiarizados/as com o alfabeto, ou seja, reconheçam as diferentes letras de nosso alfabeto e palavras que correspondam a cada uma delas.
Estratégias e recursos da aula
Para a execução dessa aula será necessário confeccionar uma caixa, você poderá utilizar uma caixa de sapatos, grande, encapada com papéis coloridos do jeito que preferir. 
Faça um buraco em uma das laterais de forma que caiba a mão da criança. 
Crie uma proteção em volta para que elas não vejam o que há dentro da mesma.
 Enfeite a caixa por fora colando letras do alfabeto de diversos tamanhos e materiais e dentro coloque vários objetos e letras do alfabeto.
É importante que antes do uso desse recurso você professor/a, já tenha explorado bastante o alfabeto com seus/as alunos/as através de atividades, poemas, canções e que eles/as já consigam fazer associações entre as letras e os objetos correspondentes.
Professor/a inicie a aula com uma roda de conversa, apresentando aos/às seus/suas alunos/as a “Caixa Mágica”. Crie um suspense em volta dessa caixa. 
Ela poderá ser passada de mão em mão. 
Peça que cada criança retire um objeto de dentro da caixa, lembrando que dentro dela deverá conter todas as letras do alfabeto e pequenos objetos correspondem às letras que lá estão.
A criança que colocar a mão na caixa poderá retirar uma letra ou um objeto.
 Caso retire a letra deverá dizer o nome dela e uma palavra que começa com aquela letra. 
Caso retire um objeto, deverá dizer seu nome e com qual letra começa seu nome.
Você professor/a poderá ser o/a escriba da turma e realizar a escrita de um texto coletivo contando sobre a dinâmica para posterior registro no caderno de sala.
Avaliação
Essa prática poderá ser realizada todos os dias como uma dinâmica na roda da conversa.
 Será considerada satisfatória se todos/as alunos/as participarem ativamente e também conseguirem identificar letras e objetos; dizer seus nomes e a letra do alfabeto com que iniciam.

CAIXA MÁGICA DE SUPRESA


UM LIVRO
É UMA BELEZA
É UMA CAIXA MÁGICA
SÓ DE SUPRESA.

UM LIVRO
PARECE MUDO,
MAS NELE A GENTE
DESCOBRE TUDO

UM LIVRO
TEM ASAS
LONGAS E LEVES
QUE,DE REPENTE,
LEVAM A GENTE
LONGE,LONGE...

UM LIVRO
É UM PARQUE DE DIVERSÕES
CHEIO DE SONHOS COLORIDOS,
CHEIO DE DOCES SORTIDOS
CHEIO DE LUZES E BALÕES.


UM LIVRO
É UMA FLORESTA
COM FOLHAS E FLORES
E BICHOS E CORES.

É MESMO UMA FESTA,
UM BÁU DE FEITICEIRO,
UM NAVIO PIRATA NO MAR,
UM FOGUETE PERDIDO NO AR,
E UM AMIGO COMPANHEIRO.

Atividades para todas as hipóteses silábicas
- Leituras
- Memorizar rimas
- Ler e desenhar
- Descobrir palavras
- Montar um livro com a poesia
- Identificar letras e sílabas iniciais nas palavras
- Ordenar palavras e frases
- Colar as palavras em ordem alfabéticas
- Descobrir palavras e frases no textos
- Produzir e ilustrar pequenos textos
- Separar palavras no texto observando a segmentação
Exemplo
Memorize a rima e complete a frase
UM LIVRO É BELEZA
É UMA CAIXA MÁGICA
SÓ DE _______________

1) Que livros você leu nesse último mês?
2) No poema lemos: “um livro tem asas longas e leves”. Explique.
3) Por que o autor, neste poema, diz que o livro é uma caixa mágica?
4) Quando se diz que um livro é uma festa, estamos afirmando que:
( ) é igual a festa de aniversário.
( ) tem muitos doces.
( ) tem coisas bonitas e agradáveis e pode nos proporcionar
conhecimento, prazer e alegria.
5) Um livro é um parque de diversões, porque:
( ) nos proporciona lazer e prazer.
( ) tem roda gigante e outros brinquedos
Produção de texto
Professor, leve seus alunos à biblioteca ou leve vários títulos para a sala.
Possibilite que escolham livros.
Explique o processo pelo qual passa a produção de um livro: escrita, ilustração, revisão, diagramação gráfica, impressão venda e consumo.
Você pode solicitar ao aluno que após fazer a leitura do livro, escreva com suas palavras o que mais gostou.
Escreva bilhetes indicando a leitura do livro
Faça uma propaganda do livro que leu. Ilustre o texto através de desenhos  

Aqui tem mais:



 caixa magica de surpresas Elias José       


Avaliação :atividades sobre este poemahttp://lpressurib.files.wordpress.com/2010/05/prova_de_portugues_gabarito.pdf      
 Vejam aqui mais sugestões




http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/12/a-caixa-malucaa-caixa-magicaestimulos.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...