terça-feira, 15 de janeiro de 2013

HORA DA CHAMADA

Língua Portuguesa

Alfabetização inicialPrática pedagógicaLeitura pelo aluno

Sequência Didática Ensino Fundamental I

Hora da chamada

Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Conteúdo
Leitura
Objetivos 
• Realizar a leitura do próprio nome e do de alguns colegas.
• Reconhecer as letras.
• Escrever o próprio nome.

Ano
1º e 2º anos
Tempo estimado
Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.
Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade) Não dá para prever o tempo que o aluno poderá atingir esse conhecimento. Ele pode até aprender a grafar o próprio nome somente nos próximos anos.

Material necessário 
Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças, alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.
Desenvolvimento 
1ª etapa
Pergunte às crianças: como saber quem veio ou não à aula? Será que dá para descobrir isso sem ter que contar cada um ou sem ter que usar somente a memória? Anote as sugestões. Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio: “Vamos descobrir quem veio e quem não veio lendo o que está dentro dessa caixa?”. Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Deixe que eles se esforcem e debatam. Quando o nome for identificado, a criança deve levantar e pregar a plaquinha no cartaz.
Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade) Em alguns nomes, coloque símbolos que representem o amigo para estimular sua vontade pela leitura. Tente fazer com que o aluno consiga ver a ficha.
2ª etapa
Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras, usando como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver grafado “Amanda”, conduza a discussão indicando que a palavra começa com o mesmo A de “Ana” e de “Amélia”. Pergunte: “Quem mais tem um nome que começa com A e que está aqui na aula hoje?”
Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade) Retire três cartões com nomes em tamanhos, que iniciem com letras diferentes do nome do aluno e peça que pegue o dele.

3ª etapa
Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes terminados em A e O, revele a última letra e pergunte: "É de menino ou de menina?" Para nomes parecidos - Rodrigo e Rogério, por exemplo -, revele as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto da palavra. Em outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar os diferentes tamanhos dos dois.

4ª etapa Após a leitura, distribua a cada um a ficha com seu nome. Peça que todos reproduzam o que está escrito com o alfabeto móvel. O processo deve ser auxiliado com questionamentos: "Tem certeza de que é essa letra?" ou "A letra está do ‘lado’ correto?" Observe as crianças que não precisam mais do modelo na hora de escrever.
Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade) Forme uma dupla com um amigo que esteja mais avançado nas hipóteses de leitura. Se preciso for, seja você o par do aluno nessa atividade.

5ª etapa Proponha que as crianças escrevam o próprio nome em seus desenhos e outras atividades. Sempre que houver confusões entre letras parecidas (o S e o Z, por exemplo), oriente os pequenos a consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar dúvidas. Incentive também que perguntem a um colega o que pensa.
Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade) Mantenha à disposição a ficha do aluno para que ele possa copiar seu nome nas atividades. Peça que deixe uma ficha com seu nome para que a utilize em suas lições de casa. Produza fichas com nomes dos outros colegas para ele trabalhar no AEE.

AvaliaçãoDurante toda a atividade, observe as muitas tentativas de escrita. Contemple a diversidade da classe. Para estimular quem já aprendeu a escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega - com ou sem o auxílio das fichas, dependendo do caso.

Fonte Adaptação das apostilas Escrita do Nome Próprio e Agenda, Jogos e Lista de Nomes do Programa Além das Letras (Instituto Avisa Lá).
Consultoria 
Apostilas Escrita do Nome Próprio e Agenda, Jogos e Lista de Nomes Do Programa Além das Letras (Instituto Avisa Lá)

fonte: nova escola 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...