terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

A Páscoa possui diversos símbolos, com significados específicos. Além dos mais conhecidos, como o ovo e o coelhinho, existem muitos outros que a maioria das pessoas desconhece. Conheça alguns deles:

• Cruz da Ressurreição - Símbolo católico que significa, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição de Cristo, o Salvador.


• Círio Pascal - É uma grande vela que possui cinco cravos, representando as chag
as de Cristo quando crucificado, que se acende na Aleluia. Significa "Cristo, a luz dos povos" ou "Cristo Ressuscitado, radiante de glória". As letras gregas Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

• Luzes, velas e fogueiras - Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa fazem um novo fogo para acender o Círio Pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande Círio Pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes. As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais.

• Trigo (pão) e Uva (vinho) - Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o
 vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. O trigo (pão) e a uva (vinho) são material da Ceia e da Missa e devem fazer parte da ornamentação pascal.

• O Aleluia (hino de louvor) e os sinos - O Aleluia é um dos mais expressivos hinos de louvor a Deus e é um canto de alegria. "Aleluia! Aleluia!" quer dizer: "Alegremo-nos! Alegremo-nos!" Os sinos também cantam a alegria da Ressurreição. Eles badalam alegremente anunciando a Aleluia.

• Girassol e outras flores amarelas e brancas - Essas cores expressam o ouro da realeza de Cristo e a Paz, por ele conquistada, para os filhos de Deus. O girassol tem um significado especial porque acredita-se que, assim como sua corola está sempre voltada para o sol, pela graça da Páscoa, nossas almas também se voltam para o Divino Sol, o Cristo Ressuscitado.

• Peixe - É o mais antigo dos símbolos de Cristo. Diz a tradição que Cristo é o Grande Peixe e nós somos os peixinhos de Cristo. E, por esse motivo, devemos sempre viver mergulhados na graça de Cristo, e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo. É no Batismo que nascemos espiritualmente, assim como os peixinhos nascem dentro da água.

• Cordeiro - Simboliza Cristo, citado na Bíblia como o Cordeiro de Deus, que se sacrificou em favor de todo o rebanho. Na Páscoa da Lei antiga era sacrificado um cordeiro. A vítima pascal do Novo Testamento é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.

• Coelho - Por ser um animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consider
avam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. A tradição do Coelho da Páscoa foi trazida à América
 por imigrantes alemães em 1700. O coelho visitava as crianças e escondia os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.


Um comentário:

eduarda disse...

seu blog é muito legal e me ajudou muito brigado

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...