quinta-feira, 14 de junho de 2018
BONECA DE LATA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O PROJETO É BEM GRANDE, POR ISSO PARA VE-LO TODO POR GENTILEZA CLIQUEM NO LINK NO FINAL DA PUBLICAÇÃO.
Objetivo Geral:
Desenvolver e trabalhar o equilíbrio, expressão corporal. Coordenação motora estimulando o movimento, orientação espacial, atenção,percepção visual, auditiva e tátil.
Objetivos Específicos:
1- Interagir com a boneca junto as crianças através da música: “ Minha boneca de lata”.
2- Vivenciar a dança a partir de movimentos específicos.Faixa etária 02 à 12 anos.
Área do conhecimento: Movimento, autonomia, conhecimento das partes do corpo e identidade.
Conteúdo: Desenvolver na criança o movimento, as relações sociais e afetivas por meio do brinquedo de sucata, através do lúdico.

EIXOS/OBJETIVOS/PROCEDIMENTOS MATEMÁTICA
Espaço e forma:
Oralidade:
1- Você conhece a música “BONECA DE LATA”?
2- Em que lugar e quando você a ouviu e aprendeu?
3- Então, que tal nos juntarmos e cantarmos agora?
4- Mas só fica bom se todos cantarmos fazendo os gestos. Vamos lá?
CONTINUAÇÃO
Objetivo Geral:
Desenvolver e trabalhar o equilíbrio, expressão corporal. Coordenação motora estimulando o movimento, orientação espacial, atenção,percepção visual, auditiva e tátil.
Objetivos Específicos:
1- Interagir com a boneca junto as crianças através da música: “ Minha boneca de lata”.
2- Vivenciar a dança a partir de movimentos específicos.Faixa etária 02 à 12 anos.
Área do conhecimento: Movimento, autonomia, conhecimento das partes do corpo e identidade.
Conteúdo: Desenvolver na criança o movimento, as relações sociais e afetivas por meio do brinquedo de sucata, através do lúdico.

EIXOS/OBJETIVOS/PROCEDIMENTOS MATEMÁTICA
Espaço e forma:
- Reconhecer seu próprio corpo como referencial de localização e deslocamento no espaço (em cima e embaixo, acima e abaixo, frente e atrás, direita e esquerda, dentro e fora);
- Antecipar resultados de composição e decomposição de figuras bidimensionais e tridimensionais (quebra-cabeça, tangram, brinquedos produzidos com sucatas).
- Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.
- Experimentar situações cotidianas ou lúdicas, envolvendo diversos tipos de grandezas: comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo;
- Realizar a leitura de horas, comparando relógios digitais e analógicos de ponteiro.
- Elaborar listas, tabelas simples, gráficos de barras e pictóricos para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.
Oralidade:
- Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos;
- Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
- Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais, para atender diferentes finalidades, com ajuda de escriba;
- Produzir textos com autonomia e com a ajuda de um escriba, para atender a diferentes finalidades.
- Reconhecer as diferentes variantes de registro, de acordo com os gêneros textuais, em situações de uso.
- Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito;
- Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.
- Ouvir, cantar, ler, interpretar e representar a música BONECA DE LATA;
- Antecipar conhecimentos e conceitos a partir de análise de imagem;
- Produzir boneco coletivo e individual, identificando as partes que compõem um corpo humano;
- Produzir lista dos brinquedos que a turma conhece, já viu, utilizou ou possui;
- Fazer pesquisa, entre os alunos participantes da Sequência Didática, dos brinquedos preferidos, a partir de uma relação prévia;
- Elaborar gráfico de barras a partir dos resultados obtidos na pesquisa;
- Utilizar balança e fita métrica para medir a altura e o peso de cada criança, fazendo comparações e associações, após os resultados;
- Ouvir, cantar e representar músicas PAI ABRAÃO e TUMBALACATUMBA;
- Produzir relógio analógico;
- Ler e interpretar horas em relógio analógico e digital;
- Resolver situações-problema envolvendo a música BONECA DE LATA;
- Registrar por meio de textos ou desenhos a aula ocorrida em cada dia, durante o período de realização da Sequência Didática;
- Produzir uma Boneca de Lata, por turma, com latas e garrafa pet, que passeará em todas as casas dos alunos da turma e depois será doada para a escola.
1- Você conhece a música “BONECA DE LATA”?
2- Em que lugar e quando você a ouviu e aprendeu?
3- Então, que tal nos juntarmos e cantarmos agora?
4- Mas só fica bom se todos cantarmos fazendo os gestos. Vamos lá?
CONTINUAÇÃO
DICA: COMO FAZER UM PORTFÓLIO - BAIXE EM PDF
![]() |
DICA: COMO FAZER UM PORTFÓLIO - BAIXE EM PDF |
É preciso que, pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e re-forma ao for-mar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É neste sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro.
O que é um portfólio?
- Portfólio é um conjunto dos melhores trabalhos já realizados por um profissional ou por uma empresa, geralmente reunidos com a intenção de apresentar sua experiência capacidade produtiva.
- Conjunto de trabalhos realizados no período de atuação da profissão e/ou acadêmico.
Qual a finalidade?
Dentre as finalidades mais comuns, estão:
- Pretensão de emprego/estágio, divulgação ou organização dos trabalhos já desenvolvidos.
- O portfólio mostra a sua experiência, capacidade profissional, conhecimentos, criatividade, visão, entre outros aspectos.
- Ele é seu “cartão de visita”.
Como se faz um portfólio?
Alguns pontos são essenciais:
- Processo de criação: Saber como você chegou até aquela ideia.
- Organização e clareza: Acima de tudo, seu trabalho tem que ser funcional.
- Capacidade produtiva: Seja versátil.
- Originalidade: Tente fugir das modinhas e dos clichês.
- Criatividade: Experimente, combine, ouse.
Existe portfólio Online, Impresso e Digital (PDF)
O Portfólio Online fica em destaque. Basta acessar o link e pronto, seus trabalhos são apreciados com fácil acesso. E melhor, você pode manter sempre atualizado. Existem alguns sites para se fazer o portfólio, mas vou indicar o melhor deles, e o mais fácil de administrar. Também é muito útil para inspiração e exemplos.
http://www.soescola.com/2016/09/dica-como-fazer-um-portfolio-baixe-em-pdf.html
15 dicas para acalmar crianças pequenas
Oi amores!!!
Este post tem por objetivo ajudar você que trabalha com a turminha pequena, na faixa de 3 a 4 anos... nesta fase geralmente as crianças são muito agitadas, desobedientes, mordem muito... O que fazer???
Reuni 15 dicas práticas que poderão te ajudar e muito:
- As crianças nesta faixa etária geralmente não se prende por muito tempo em uma atividade, portanto, toda e qualquer atividade deve ter de 15 a 20 minutos. Passado este tempo, mude a atividade.
- Organize um planejamento e estabeleça a sua rotina. Em sala, as crianças devem saber o que farão durante o dia. No início da aula você pode escrever as atividades que serão feitas e ir chamando as crianças para representar a rotina com desenhos. Eles adoram!
- Você precisa de trabalhar os combinados com desenhos. Crie um combinado com a turma permitindo que coloram os desenhos que representem as regras. Combine com eles o que pode fazer, reforçando sempre o que pode, evitando a palavra NÃO. Alguns exemplos: Guardar os brinquedos depois de brincar. Fazer carinho nos colegas. Posso morder meu lanchinho, biscoitinhos... Prestar atenção na professora etc.
- Uma atividade que prende a atenção deles por algum tempo: Garrafas pet com grãos, bem coloridas para balançar e fazer barulho... diga que é hora da bandinha. Coloque grãos de diferentes tamanhos e você vai ter sons diferentes. Use também bolinha de papel crepom, água e detergente e não encha a garrafa totalmente. Quando balançar vai fazer espuma.
- As garrafas citadas acima também podem ser usadas para rolar no chão, eles adoram. Não se esqueçam que você precisa ter uma garrafa pra cada um e que as tampas devem ser muito bem colocadas e coladas com fitas adesivas coloridas para evitar acidentes.
- Nessa idade, os alunos se interessam por pintura, massinha, historinhas, teatrinho de fantoches, circuitos (passar por diferentes objetos trabalhando a psicomotricidade grossa), fazer alinhavos, desenhar, perceber as letrinhas iniciais dos nomes etc.
- Nesta faixa etária elas também são muito prestativas! Não dispense a ajuda deles, solicite-a na organização da sala e outras atividades.
- Brinque bastante com sua turminha, mas sempre com atividades que tenham um objetivo. Planejar tudo aqui é muito importante.
- Os castigos são formas tradicionais de disciplinar. Muitos trabalham com castigos mas geralmente eles não dão muito resultado, só deixam a criança mais nervosa e agitada. As crianças de 3 anos já compreendem regras claras... converse muito com elas.
- Trabalhe com rodinha de conversa, mostre para eles as atividades do dia, você pode fazer essa rotina com fotos das atividades, com gravuras ou com os objetos. Exemplo: Leitura de história (mostra uma foto da turma ouvindo história, ou uma gravura ou leve o livro que você vai ler e mostre para eles). Areia (mostre a foto da turma brincando na areia, ou uma gravura ou uma pazinha ou um balde) e assim sucessivamente fazendo com todas as atividades.
- Uma coisa que deixa a turminha muito agitada são atividades que não próprias para a idade deles, cuidado com as atividades que você esta trabalhando.
- Nesta idade você tem como objetivos: socialização, ampliar o vocabulário, exploração de diversos materiais, jogos simbólicos. Foque nos objetivos!
- Cante músicas em cada atividade, para chamar a atenção da turma: na hora de guardar os brinquedos, ao ir e sair do do parque, etc... assim eles já vão sabendo o que devem fazer.
- Seja firme, não grite, mas tenha firmeza, olhe nos olhos e sempre sempre abaixe e fique da altura da criança para falar com ela.
- Tenha muita paciência, persistência e acima de tudo, ame o seu trabalho. Isto é de fundamental importância. Boa sorte!!!
https://www.pragentemiuda.org/2015/03/15-dicas-para-acalmar-criancas-pequenas.html
quinta-feira, 7 de junho de 2018
Brinquedo Reciclado: Castelo com Caixa de Cereal

Aqui está uma ideia divertida para fazer com as crianças durante as férias escolares. Que tal montar esse lindo castelo? Super fácil de fazer e você vai precisar de apenas de caixa de cereal e rolinho de papel higiênico. Ideia bacana para fazer junto com as crianças em casa. Pode também fazer algumas adaptações para fazer um castelo das princesas para as meninas. Basta usar a criatividade e a imaginação.
Você vai precisar de: caixa de cereal, rolinhos de papel higiênico, cartolina colorida, palito de churrasco, cola branca, canetinha preta, barbante e tesoura.

http://www.painelcriativo.com.br/2015/12/28/brinquedo-reciclado-castelo-com-caixa-de-cereal/
sexta-feira, 1 de junho de 2018
Adição - Cálculo mental


http://www.sosprofessor-atividades.com.br/2018/03/adicao-calculo-mental.html?m=1
Adição E Subtração - Repassando





https://www.atividadespedagogicasuzano.com.br/2017/05/adicao-e-subtracao-repassando.html
Maçã do Amor Fácil…Para Alegrar a Festa!!
Modo de Preparo
INGREDIENTES
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de água
- ½ xícara de chá de groselha
- 10 maçãs lavadas e secas
- 10 palitos de sorvete
COMO FAZER MAÇÃ DO AMOR FÁCIL
MODO DE PREPARO
MODO DE PREPARO
- Lave e seque bem as maçãs.
- Coloque um palito no meio de cada maçã e reserve.
- Em uma panela, coloque o açúcar, a água e a groselha e misture bem. Ligue no fogo alto e deixe ferver, sem mexer, por 25 a 30 minutos.
- Quando der 25 minutos no fogo, pegue um copo com água gelada e pingue algumas gotas da calda. Se a calda fizer barulhinho no fundo do copo, está pronta. Senão, deixe mais pouco.
- Passe as maçãs na calda e deixe que elas sequem em uma forma untada com margarina.
- Depois de secas, embrulhe-as como quiser.
https://www.receitasdochefceu.com.br/sem-categoria/%E2%9D%A4%EF%B8%8Fmaca-do-amor-facil-para-alegrar-a-festa/
Assinar:
Postagens (Atom)