quinta-feira, 14 de junho de 2018

BONECA DE LATA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

O PROJETO É BEM GRANDE, POR ISSO PARA VE-LO TODO POR GENTILEZA CLIQUEM NO LINK NO FINAL DA PUBLICAÇÃO.



Objetivo Geral:
Desenvolver e trabalhar o equilíbrio, expressão corporal. Coordenação motora estimulando o movimento, orientação espacial, atenção,percepção visual, auditiva e tátil.
Objetivos Específicos:
1- Interagir com a boneca junto as crianças através da música: “ Minha boneca de lata”.
2- Vivenciar a dança a partir de movimentos específicos.Faixa etária 02 à 12 anos.
Área do conhecimento: Movimento, autonomia, conhecimento das partes do corpo e identidade.
Conteúdo: Desenvolver na criança o movimento, as relações sociais e afetivas por meio do brinquedo de sucata, através do lúdico.
Boneca de lata linda
EIXOS/OBJETIVOS/PROCEDIMENTOS MATEMÁTICA
Espaço e forma:
  •  Reconhecer seu próprio corpo como referencial de localização e deslocamento no espaço (em cima e embaixo, acima e abaixo, frente e atrás, direita e esquerda, dentro e fora);
  • Antecipar resultados de composição e decomposição de figuras bidimensionais e tridimensionais (quebra-cabeça, tangram, brinquedos produzidos com sucatas).
Números e operações:
  •  Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.
Grandezas e medidas:
  •  Experimentar situações cotidianas ou lúdicas, envolvendo diversos tipos de grandezas: comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo;
  • Realizar a leitura de horas, comparando relógios digitais e analógicos de ponteiro.
Tratamento da informação:
  •  Elaborar listas, tabelas simples, gráficos de barras e pictóricos para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.
LÍNGUA PORTUGUESA
Oralidade:
  • Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Leitura:
  • Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos;
  • Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
Produção de textos escritos:
  • Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais, para atender diferentes finalidades, com ajuda de escriba;
  • Produzir textos com autonomia e com a ajuda de um escriba, para atender a diferentes finalidades.
Análise Linguística(Discursividade, textualidade, normatividade:
  • Reconhecer as diferentes variantes de registro, de acordo com os gêneros textuais, em situações de uso.
Análise Linguística (Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética):
  • Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.
  • Ouvir, cantar, ler, interpretar e representar a música BONECA DE LATA;
  • Antecipar conhecimentos e conceitos a partir de análise de imagem;
  • Produzir boneco coletivo e individual, identificando as partes que compõem um corpo humano;
  • Produzir lista dos brinquedos que a turma conhece, já viu, utilizou ou possui;
  • Fazer pesquisa, entre os alunos participantes da Sequência Didática, dos brinquedos preferidos, a partir de uma relação prévia;
  • Elaborar gráfico de barras a partir dos resultados obtidos na pesquisa;
  • Utilizar balança e fita métrica para medir a altura e o peso de cada criança, fazendo comparações e associações, após os resultados;
  • Ouvir, cantar e representar músicas PAI ABRAÃO e TUMBALACATUMBA;
  • Produzir relógio analógico;
  • Ler e interpretar horas em relógio analógico e digital;
  • Resolver situações-problema envolvendo a música BONECA DE LATA;
  • Registrar por meio de textos ou desenhos a aula ocorrida em cada dia, durante o período de realização da Sequência Didática;
  • Produzir uma Boneca de Lata, por turma, com latas e garrafa pet, que passeará em todas as casas dos alunos da turma e depois será doada para a escola.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BONECA DE LATA
1- Você conhece a música “BONECA DE LATA”?
2- Em que lugar e quando você a ouviu e aprendeu?
3- Então, que tal nos juntarmos e cantarmos agora?
4- Mas só fica bom se todos cantarmos fazendo os gestos. Vamos lá?



CONTINUAÇÃO

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...