Já escrevi aqui no blog sobre como se organizar usando a agenda, mas há pessoas que nāo se adaptam e preferem usar um caderno para se organizar. O caderno de organizaçāo ficou conhecido quando a Fran do Blog Morando Sozinha falou sobre ele. Ela, assim como eu, é leitora do Blog Vida Organizada onde a Thais Godinho escreve sobre o método GTD.
O GTD, é um termo em inglês que significa Getting Things Done. Ele é um método de gerenciamento de ações criado pelo americano David Allen. Ele ajuda em relaçāo a sua produtividade. A essência dele é que você libere a sua mente de preocupações e responsabilidades. Existe cinco passos para utilizá-lo, vamos falar brevemente:
- Recolher: capturar tudo que está em nossa mente, tarefas, ideias, etc. No caderno de organizaçāo usamos a caixa de entrada para aplicar esse passo, escrevemos tudo que precisa ser feito, comprado ou resolvido.
- Processar: examinar o que deve ser feito. No caderno de organizaçāo é quando retiramos da caixa de entrada e dividimos nas outras abas ou categorias.
- Organizar: colocar em ordem os resultados da fase anterior utilizando um sistema onde possa ser facilmente acessado. O caderno é onde organizarmos todas essas informações.
- Fazer: é a açāo de realizar as tarefas. Quando temos o precisa ser feito descrito no caderno fica muito mais fácil de lembrar e fazer.
- Rever: verificar o que foi feito na lista. Essa é a parte mais legal, é quando você risca no caderno, o que já foi feito e vê que fez muitas coisas durante o dia, ou seja, foi produtiva.
Eu particulamente sempre usei essa técnica, pois muitas vezes a agenda nāo atendia as minhas necessidades. O diferencial de ter o caderno ao invés da agenda é porque ele é totalmente personalizável. O caderno ajuda na organização diária de tarefas, no controle de gastos, nos projetos, em tudo o que precisar. Ele é um método de organizaçāo, e assim como outros métodos, nāo precisamos nos prender as técnicas, devemos sim entender, testar e adaptá-lo as nossas necessidades. A organizaçāo deve ser iniciada aos poucos e agregar a nossa vida. O processo deve ser progressivo e nāo radical.
1) Você pode dividir as abas do caderno conforme as áreas da sua vida. Segue abaixo a Roda da vida:
Roda da Vida
2) Ou você também pode dividir as abas do caderno conforme os papéis que exerce em sua vida: Veja os exemplos:
- Māe
- Esposa
- Mulher
- Estudante
- Profissional
- Cidadāo
- Etc.
- Caixa de Entrada (Inbox)
- Rotina
- Projetos (Viagem, compra de um carro, aquisiçāo de uma casa, um curso novo, casamento, reforma, maternidade, etc.)
- Estudos (Escola, faculdade, cursos, etc.)
- Trabalho
- Finanças
- Compromissos (Dentista, Consultas médicas, manicure, etc.)
- Desejos (Wishlist)
- Blog/Canal (para blogueiras) ou Trabalho
- O que fazer (To do)
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