domingo, 7 de agosto de 2016

Aprendendo, Criando e Brincando com a Turma da Mônica, Projeto da E. M. Gustavo Lessa

A Escola Municipal Gustavo Lessa desenvolverá, durante o ano letivo,
o “Projeto Aprendendo, Criando e Brincando com a Turma da Mônica”,
 uma oportunidade para enriquecer o processo de desenvolvimento cognitivo,
social e cultural na formação das crianças da Educação Infantil.



As professoras da Educação Infantil da E. M. Gustavo Lessa descobriram uma maneira fantástica de trabalhar o mundo mágico das histórias de Maurício de Sousa, criando o Projeto Aprendendo, Criando e Brincando com a Turma da Mônica, partindo do tema gerador O Mundo Mágico de Maurício de Sousa. Assim, pretendem levar as crianças a identificarem, através dos personagens, características, habitats e valores, desenvolvendo subprojetos integrados ao Projeto Político Pedagógico da Escola.

As professoras Rejane, Renata, Dejauréa e Suzane, em parceria com as auxiliares Marinei, Milena, Rejane, Adriana, Sandra, Fátima, Maria das Graças e Fernanda estão mobilizando as turmas de Educação Infantil 30, 31 e 32, do Maternal II, 3 anos, para que o projeto seja uma porta aberta à aprendizagem das crianças. 

Tema gerador: O MUNDO MÁGICO DE MAURICIO DE SOUZA.

Tema motivador: APRENDENDO, CRIANDO E BRINCANDO COM A TURMA DA MÔNICA.






JUSTIFICATIVA:
A ideia de trabalhar esse projeto surgiu quando as professoras viram que seus alunos traziam muitos CDs, gibis e DVDs da Turma da Mônica para a sala de aula. Os alunos falavam muito e faziam muitas perguntas sobre essa turma e isso nos sinalizou que era um tema rico e abrangente que poderíamos explorar. Pelo fato dos personagens serem crianças, os alunos se identificariam com os mesmos com mais facilidade. Assim, poderíamos trabalhar as diversidades nas características, habitats, valores e desenvolver subprojetos que estariam integrados ao nosso Projeto Político Pedagógico.

OBJETIVOS:
Enriquecer o desenvolvimento das atividades de forma lúdica e prazerosa no processo do desenvolvimento cognitivo da criança, levando a uma aprendizagem em que o aluno interaja com o meio em que vive, participando de transformações sociais e culturais;
Levar os alunos a refletir, criticar, participar e contribuir para a sua formação no meio em que vive através da Literatura Infantil;
Despertar na comunidade escolar o interesse pelo aprofundamento da cultura brasileira;
Explorar a importância de desenvolver hábitos de higiene, de leitura, alimentar e de convivência;
Trabalhar de forma lúdica e prazerosa a educação moral e ética, auxiliando a criança no processo de ensino-aprendizagem.

INTRODUÇÃO:
Cada turma lançará o projeto com vídeos da Turma da Mônica durante a semana, a fim de que  alunos conheçam os personagens que serão trabalhados ao longo do ano.




SUBPROJETOS:
MAIO: A família da Mônica (trabalhar a Mônica e sua família dando importância aos valores, enaltecendo a imagem da mãe e mostrando aos alunos diferentes tipos de família):
*Nascimento da Mônica.
*Nosso nascimento.
*Família da Mônica.
*Minha família.
*Dia das mães.
*O brinquedo preferido da Mônica é o Sansão. Qual é o seu?

ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Desenho da família feito pelos alunos.
* Cartazes com diferentes tipos de família.
* Exposição de fotos das famílias dos alunos.
* Comemoração do Dia das Mães.

CULMINÂNCIA: Peça sobre o cotidiano de uma família.


JUNHO: Chico Bento e Rosinha (trabalhar o Meio ambiente destacando a importância da reciclagem, de não jogar lixo no chão e manter o ambiente escolar sempre limpo)
* Campo e a cidade
* Animais
* Festa junina.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Confecção de uma árvore com materiais reciclados.
* Fiscalização da limpeza das salas.
* Onde o Chico Bento mora? Diferenciação entre o campo e a cidade.
* Exposição de objetos feitos com recicláveis.
* Arraiá do Chico Bento
* Apresentação de uma dança típica.
CULMINÂNCIA: Será feita no Arraiá onde será apresentada a dança.

JULHO: Magali (características, alimentação saudável, cuidados com os alimentos e alimentos típicos das regiões)
* Alimentação saudável.
* Preparo dos alimentos.
*Comidas típicas.  
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Apresentação de legumes e verduras para os alunos.
* Elaboração de uma salada feita pelos alunos.
* Confecção de cartazes de alimentos gordurosos e alimentos saudáveis.
CULMINÂNCIA: Será feita no refeitório com a degustação de legumes e verduras.

AGOSTO: Cebolinha (mês do folclore - trabalhar as lendas brasileiras, cantigas de roda, trava-língua).
* Folclore.
* Brincadeiras folclóricas.
* Modo de falar do cebolinha.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Apresentação das cantigas de roda.
* Encenação das lendas brasileiras.
* Concurso de trava-línguas.
CULMINÂNCIA: Será no dia do folclore.

SETEMBRO: Cascão (hábitos de higiene, importância do asseio corporal).
Turma da mata (características)
* Hábitos de higiene.
* Dia da árvore.
* Primavera.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Conversação sobre hábitos de higiene.
* Cartazes sobre o dia da árvore e primavera.
* O Cascão tem medo da água e você?
CULMINÂNCIA: Exposição dos trabalhinhos feitos durante o mês.

OUTUBRO: Toda a Turma (dia das crianças)
Todos os animais da Turma da Mônica.
* Dia dos animais, animais domésticos e selvagens.
* Semana nacional de trânsito.
* Dia das crianças.
* Dia dos professores.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Dia do bichinho na escola (os alunos trarão os animais de estimação para a escola).
* Confecção do semáforo.
* Brinquedos e brincadeiras.
* Festa dia das crianças.
* Homenagem às professoras.
CULMINÂNCIA: Passeio ao zoológico e piquenique da Magali.

NOVEMBRO: Pelézinho e André (trabalhando as diferenças)
* Somos diferentes.
* Você é especial!
* Inclusão e cuidado com os nossos amigos "especiais"
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Confecção da Bandeira do Brasil.
* Conscientização dos alunos sobre as diferenças.
CULMINÂNCIA: Dia de Zumbi dos Palmares.

DEZEMBRO: Anjinho (características solidariedade e amor ao próximo, o verdadeiro sentido do Natal).
* Festa da Natal.
* Ceia de Natal.
* Música da Mônica de Natal.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Confecção dos símbolos de Natal..
* Ensaio para a festa de Natal.
CULMINÂNCIA: Festa de Natal.

AVALIAÇÃO:
Será feita através da observação dos trabalhos feitos pelos alunos nas exposições mensais no pátio da escola.

OBSERVAÇÃO: Todos os meses, cada professora escolherá um livro de acordo com o tema do mês que irá para casa dos alunos. Os pais terão que ler a história para o seu filho e fazer um relatório contando como foi a experiência.


Parabéns ao grupo de professores envolvido neste projeto, assim como toda comunidade escolar da E.M. Gustavo Lessa, pelo carinho demonstrado em compartilhar este trabalho com todos aqueles que visitam o Portal Rioeduca.

Para conhecerem e acompanharem os trabalhos da E. M. Gustavo Lessa, cliquem no endereço http://emgustavolessa.blogspot.com.br/

 Este portal é nosso!
Aproprie-se dele!
Se todos trabalharmos juntos, faremos a diferença!
Afinal, somos a maior rede de Educação Municipal da América Latina.

Regina Bizarro_representante do Rioeduca na 5ªCRE
Twitter: @rebiza
Facebook: #rebiza

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=2206


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...