A Escola Municipal Gustavo Lessa desenvolverá, durante o ano letivo, o “Projeto Aprendendo, Criando e Brincando com a Turma da Mônica”, uma oportunidade para enriquecer o processo de desenvolvimento cognitivo, social e cultural na formação das crianças da Educação Infantil.
As professoras da Educação Infantil da E. M. Gustavo Lessa descobriram uma maneira fantástica de trabalhar o mundo mágico das histórias de Maurício de Sousa, criando o Projeto Aprendendo, Criando e Brincando com a Turma da Mônica, partindo do tema gerador O Mundo Mágico de Maurício de Sousa. Assim, pretendem levar as crianças a identificarem, através dos personagens, características, habitats e valores, desenvolvendo subprojetos integrados ao Projeto Político Pedagógico da Escola.
As professoras Rejane, Renata, Dejauréa e Suzane, em parceria com as auxiliares Marinei, Milena, Rejane, Adriana, Sandra, Fátima, Maria das Graças e Fernanda estão mobilizando as turmas de Educação Infantil 30, 31 e 32, do Maternal II, 3 anos, para que o projeto seja uma porta aberta à aprendizagem das crianças.
Tema gerador: O MUNDO MÁGICO DE MAURICIO DE SOUZA.
Tema motivador: APRENDENDO, CRIANDO E BRINCANDO COM A TURMA DA MÔNICA.
JUSTIFICATIVA:
A ideia de trabalhar esse projeto surgiu quando as professoras viram que seus alunos traziam muitos CDs, gibis e DVDs da Turma da Mônica para a sala de aula. Os alunos falavam muito e faziam muitas perguntas sobre essa turma e isso nos sinalizou que era um tema rico e abrangente que poderíamos explorar. Pelo fato dos personagens serem crianças, os alunos se identificariam com os mesmos com mais facilidade. Assim, poderíamos trabalhar as diversidades nas características, habitats, valores e desenvolver subprojetos que estariam integrados ao nosso Projeto Político Pedagógico.
OBJETIVOS:
Enriquecer o desenvolvimento das atividades de forma lúdica e prazerosa no processo do desenvolvimento cognitivo da criança, levando a uma aprendizagem em que o aluno interaja com o meio em que vive, participando de transformações sociais e culturais; Levar os alunos a refletir, criticar, participar e contribuir para a sua formação no meio em que vive através da Literatura Infantil; Despertar na comunidade escolar o interesse pelo aprofundamento da cultura brasileira; Explorar a importância de desenvolver hábitos de higiene, de leitura, alimentar e de convivência; Trabalhar de forma lúdica e prazerosa a educação moral e ética, auxiliando a criança no processo de ensino-aprendizagem.
INTRODUÇÃO:
Cada turma lançará o projeto com vídeos da Turma da Mônica durante a semana, a fim de que alunos conheçam os personagens que serão trabalhados ao longo do ano.
SUBPROJETOS:
MAIO: A família da Mônica (trabalhar a Mônica e sua família dando importância aos valores, enaltecendo a imagem da mãe e mostrando aos alunos diferentes tipos de família): *Nascimento da Mônica. *Nosso nascimento. *Família da Mônica. *Minha família. *Dia das mães. *O brinquedo preferido da Mônica é o Sansão. Qual é o seu?
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Desenho da família feito pelos alunos. * Cartazes com diferentes tipos de família. * Exposição de fotos das famílias dos alunos. * Comemoração do Dia das Mães.
CULMINÂNCIA: Peça sobre o cotidiano de uma família.
JUNHO: Chico Bento e Rosinha (trabalhar o Meio ambiente destacando a importância da reciclagem, de não jogar lixo no chão e manter o ambiente escolar sempre limpo) * Campo e a cidade * Animais * Festa junina.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Confecção de uma árvore com materiais reciclados. * Fiscalização da limpeza das salas. * Onde o Chico Bento mora? Diferenciação entre o campo e a cidade. * Exposição de objetos feitos com recicláveis. * Arraiá do Chico Bento * Apresentação de uma dança típica.
CULMINÂNCIA: Será feita no Arraiá onde será apresentada a dança.
JULHO: Magali (características, alimentação saudável, cuidados com os alimentos e alimentos típicos das regiões) * Alimentação saudável. * Preparo dos alimentos. *Comidas típicas.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Apresentação de legumes e verduras para os alunos. * Elaboração de uma salada feita pelos alunos. * Confecção de cartazes de alimentos gordurosos e alimentos saudáveis.
CULMINÂNCIA: Será feita no refeitório com a degustação de legumes e verduras.
AGOSTO: Cebolinha (mês do folclore - trabalhar as lendas brasileiras, cantigas de roda, trava-língua). * Folclore. * Brincadeiras folclóricas. * Modo de falar do cebolinha.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Apresentação das cantigas de roda. * Encenação das lendas brasileiras. * Concurso de trava-línguas.
CULMINÂNCIA: Será no dia do folclore.
SETEMBRO: Cascão (hábitos de higiene, importância do asseio corporal). Turma da mata (características) * Hábitos de higiene. * Dia da árvore. * Primavera.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Conversação sobre hábitos de higiene. * Cartazes sobre o dia da árvore e primavera. * O Cascão tem medo da água e você?
CULMINÂNCIA: Exposição dos trabalhinhos feitos durante o mês.
OUTUBRO: Toda a Turma (dia das crianças) Todos os animais da Turma da Mônica. * Dia dos animais, animais domésticos e selvagens. * Semana nacional de trânsito. * Dia das crianças. * Dia dos professores.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Dia do bichinho na escola (os alunos trarão os animais de estimação para a escola). * Confecção do semáforo. * Brinquedos e brincadeiras. * Festa dia das crianças. * Homenagem às professoras.
CULMINÂNCIA: Passeio ao zoológico e piquenique da Magali.
NOVEMBRO: Pelézinho e André (trabalhando as diferenças) * Somos diferentes. * Você é especial! * Inclusão e cuidado com os nossos amigos "especiais"
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Confecção da Bandeira do Brasil. * Conscientização dos alunos sobre as diferenças.
CULMINÂNCIA: Dia de Zumbi dos Palmares.
DEZEMBRO: Anjinho (características solidariedade e amor ao próximo, o verdadeiro sentido do Natal). * Festa da Natal. * Ceia de Natal. * Música da Mônica de Natal.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Confecção dos símbolos de Natal.. * Ensaio para a festa de Natal.
CULMINÂNCIA: Festa de Natal.
AVALIAÇÃO:
Será feita através da observação dos trabalhos feitos pelos alunos nas exposições mensais no pátio da escola.
OBSERVAÇÃO: Todos os meses, cada professora escolherá um livro de acordo com o tema do mês que irá para casa dos alunos. Os pais terão que ler a história para o seu filho e fazer um relatório contando como foi a experiência.
Parabéns ao grupo de professores envolvido neste projeto, assim como toda comunidade escolar da E.M. Gustavo Lessa, pelo carinho demonstrado em compartilhar este trabalho com todos aqueles que visitam o Portal Rioeduca.
Este portal é nosso! Aproprie-se dele! Se todos trabalharmos juntos, faremos a diferença! Afinal, somos a maior rede de Educação Municipal da América Latina.
Regina Bizarro_representante do Rioeduca na 5ªCRE
Twitter: @rebiza
Facebook: #rebiza
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=2206
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário