Quando escrevemos sobre um aluno, devemos ter cuidado ao utilizar as palavras.
Encontrei estas dicas, aqui na internet e costumo
usá-las sempre.
SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
http://aprenderpelaexperiencia.blogspot.com.br/2013/07/relatorio-do-aluno-palavras-certa.html
VOCÊ PENSA
|
VOCÊ ESCREVE
|
O aluno não sabe
|
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
|
Não tem limites
|
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...
|
É nervoso
|
Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois...
|
Tem o costume de pegar coisas dos outros
|
Apresenta dificuldades de autocontrole quando...
|
É agressivo
|
Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios físicos para alcançar o que deseja.
|
É bagunceiro, relaxado
|
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
|
Não sabe nada
|
Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver...
|
É largado da família
|
Aparenta ser desassistido pela família, pois...
|
É desobediente
|
Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos;
Tem dificuldades em cumprir regras...
|
É apático, distraído
|
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas;
Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos
|
Não fala a verdade
|
Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
|
É fofoqueiro
|
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
|
É carente
|
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho...
|
É dissimulado
|
Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
|
É preguiçoso
|
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.
|
É mimado
|
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as sua vontades.
|
É deprimido, isolado, anti-social
|
Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho;
Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
|
É tagarela
|
Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
|
Tem a boca suja
|
Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar
|
Possui distúrbio de comportamento
|
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...
|
É egoísta
|
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário