Para falar sobre isto, nada melhor do que aproveitar o tema folclore... Você pode incentivar os pequenos a cantar, além de educá-los musicalmente ao brincar com a voz, explorando possibilidades diversas como imitar ruídos e os sons de animais, de trovão etc.
Aí vão 03dicaspara realizar atividades folclóricas com os bebês.
Brincos e parlendas
IDADEDe 6 meses a 3 anos.
ESPAÇOSala de atividades, pátio ou jardim.
MATERIALLetras de músicas, brincos e parlendas.
Parlendas são brincadeiras com rima e sem música. Brincos são geralmente cantados e envolvem movimentos corporais, como cavalinho ou balanço.
(Sente a criança em suas pernas, de frente para você e fique de mãos dadas com ela, fazendo movimentos de balanceio para a frente e para trás.)
Serra, Serra, Serrador
Serra, serra, serrador
Serra o papo do vovô
O vovô está cansado
Deixa a serra descansar
Exemplo de parlenda
Lá em Cima do Piano
Lá em cima do piano
Tem um copo de veneno
Quem bebeu morreu
O azar foi seu
Vamos cantar?
IDADEDe 6 meses a 3 anos.
TEMPO30 minutos.
ESPAÇOSala de atividades.
MATERIALAparelho de som e fitas cassete ou CDs variados.
OBJETIVOEstimular o contato com a música e aprender a ouvi-la. A música deixa de ser trilha sonora ou pano de fundo de outras atividades e passa a ser o foco. Além de estimular o ouvir, mostre à criança como acompanhar o som – batendo palmas, por exemplo, ou até mesmo cantando. É importante que ela tenha contato com um repertório musical variado – de música clássica a ritmos regionais brasileiros. Se você souber, toque um instrumento musical e cante, estimulando a criança a prestar atenção aos sons.
Qual é meu nome?
IDADEA partir de 4 meses.
TEMPO30 minutos.
ESPAÇOSala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOSReconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.
Desenvolvimento: Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui no Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
IDADEA partir de 4 meses.
TEMPO30 minutos.
ESPAÇOSala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOSReconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.
Desenvolvimento: Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui no Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
Read more:http://www.pragentemiuda.org/2013/08/03-dicas-para-trabalhar-folclore-com.html#ixzz3AfrfYH4l
Nenhum comentário:
Postar um comentário