http://suzettepaula.blogspot.com.br/2008/11/exerccios-de-ortografia.html
fonte: http://neusamariabento.blogspot.com.br/2010/09/atividades-com-adjetivos.html
ENTENDENDO OS ADJETIVOS
Objetivos: Compreender o conceito de adjetivo; identificar adjetivos em textos e saber a qual palavra o mesmo se refere.
Conteúdo: Adjetivos
Conhecimentos prévios: conceito de substantivo.
Estratégias: A idéia é que os alunos descubram o conceito de adjetivos de forma lúdica. Assim, a professora deverá fixar noquadro cartazes de borboletas. Seguem abaixo algumas figuras que poderão ser usadas, lembrando que devem ser coloridas e que quanto mais diferentes forem suas aparências, melhor.
O primeiro passo será perguntar qual é a figura que aprece em cada cartaz. A resposta esperada é que todos respondam que se tratam de borboletas. Assim, a professora deverá relembrar aos alunos que a palavra borboleta é um substantivo e, assim repassa o conceito estudado de substantivo.
A seguir, deve-se perguntar se todas borboletas são iguais. A resposta esperada é não. Diante disso, a turma deve ser organizada em dois ou três grupos. Um representante do primeiro grupo deverá dirigir-se ao quadro e escrever logo abaixo a uma das borboletas (o aluno poderá escolher a borboleta que quiser) uma palavra que seja uma característica desta e de nenhuma outra. Deve ser frisado o fato de que os alunos deverão escrever 1 palavra só. A professora deverá direcionar de forma que a palavra seja um adjetivo. Assim, se o aluno escolhe, por exemplo, a palavra “coração” para designar uma borboleta que possui um coração desenhado na asa, a professora deverá orientar que essa não é uma característica ( serviria se escrevesse “que tem um coração na asa”), mas aí não seria uma palavra só. Se o aluno acertar, marcará um ponto. Após sua participação, será chamado um integrante do outro grupo e assim por diante até que todos alunos tenham participado. Ao final, vencerá o grupo que marcar mais pontos, podendo a professora dar alguma premiação como bala ou um adesivo de borboleta colado no caderno.
As palavras ficarão no quadro e devem ser observadas pelos alunos de forma a construírem um conceito para adjetivo (aqui a professora precisará introduzir o termo) a partir do fato de constatarem que, enquanto os substantivos nomeiam, os adjetivos caracterizam.
Por fim, os alunos receberão o seguinte poema:
As borboletas
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então. . .
Oh, que escuridão!
(Vinícius de Moraes)
Os alunos devem copiar cada os adjetivos que se referem à palavra borboleta. Ao final, será feita a correção do exercício, com a colaboração de todos alunos.
Recursos: Painéis de borboletas coloridas, quadro, giz, lápis, caderno, material impresso.
Avaliação: Toda a realização da tarefa será avaliativa, pois só será possível chegar a uma conclusão do conceito de adjetivo se houver a compreensão. A tarefa final, no entanto, poderá servir para pontuar se algum aluno não conseguiu alcançar os objetivos.
Conteúdo: Adjetivos
Conhecimentos prévios: conceito de substantivo.
Estratégias: A idéia é que os alunos descubram o conceito de adjetivos de forma lúdica. Assim, a professora deverá fixar noquadro cartazes de borboletas. Seguem abaixo algumas figuras que poderão ser usadas, lembrando que devem ser coloridas e que quanto mais diferentes forem suas aparências, melhor.
O primeiro passo será perguntar qual é a figura que aprece em cada cartaz. A resposta esperada é que todos respondam que se tratam de borboletas. Assim, a professora deverá relembrar aos alunos que a palavra borboleta é um substantivo e, assim repassa o conceito estudado de substantivo.
A seguir, deve-se perguntar se todas borboletas são iguais. A resposta esperada é não. Diante disso, a turma deve ser organizada em dois ou três grupos. Um representante do primeiro grupo deverá dirigir-se ao quadro e escrever logo abaixo a uma das borboletas (o aluno poderá escolher a borboleta que quiser) uma palavra que seja uma característica desta e de nenhuma outra. Deve ser frisado o fato de que os alunos deverão escrever 1 palavra só. A professora deverá direcionar de forma que a palavra seja um adjetivo. Assim, se o aluno escolhe, por exemplo, a palavra “coração” para designar uma borboleta que possui um coração desenhado na asa, a professora deverá orientar que essa não é uma característica ( serviria se escrevesse “que tem um coração na asa”), mas aí não seria uma palavra só. Se o aluno acertar, marcará um ponto. Após sua participação, será chamado um integrante do outro grupo e assim por diante até que todos alunos tenham participado. Ao final, vencerá o grupo que marcar mais pontos, podendo a professora dar alguma premiação como bala ou um adesivo de borboleta colado no caderno.
As palavras ficarão no quadro e devem ser observadas pelos alunos de forma a construírem um conceito para adjetivo (aqui a professora precisará introduzir o termo) a partir do fato de constatarem que, enquanto os substantivos nomeiam, os adjetivos caracterizam.
Por fim, os alunos receberão o seguinte poema:
As borboletas
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então. . .
Oh, que escuridão!
(Vinícius de Moraes)
Os alunos devem copiar cada os adjetivos que se referem à palavra borboleta. Ao final, será feita a correção do exercício, com a colaboração de todos alunos.
Recursos: Painéis de borboletas coloridas, quadro, giz, lápis, caderno, material impresso.
Avaliação: Toda a realização da tarefa será avaliativa, pois só será possível chegar a uma conclusão do conceito de adjetivo se houver a compreensão. A tarefa final, no entanto, poderá servir para pontuar se algum aluno não conseguiu alcançar os objetivos.
fonte: http://aprendendoaensinarensinandoaaprender.blogspot.com.br/2011/03/entendendo-os-adjetivos.html
Clique no link abaixo para mais atividades :
Observe estas imagens:
Bolas coloridas Boneca de pano
O que você percebeu quanto aos termos “coloridas” e “de pano”?
Certamente foi que eles estão dando uma qualificação para os substantivos – bola e boneca, não é mesmo?
Assim como as bolas também poderiam ser: brancas, grandes, murchas, pequenas, de futebol, de vôlei, entre outros.
O mesmo aconteceria com a palavra boneca, pois ela poderia ser de plástico, amarela, bonita, grande, pequena, e muitas outras.
Então, o adjetivo conceitua-se como o termo que qualifica o substantivo, indicando-lhe uma determinada característica.
É importante também sabermos sobre os graus do adjetivo, fazendo uma comparação, atribuindo uma qualificação superior ou até mesmo uma inferior.
Compreendendo de uma maneira bem simples, analisaremos as orações abaixo:
Pedro é mais alto que seu amigo.
Pedro é tão alto quanto seu amigo.
Pedro é menos alto que seu amigo.
Podemos perceber que entre as orações se estabelece uma comparação entre Pedro e o seu amigo. Dessa forma, o grau comparativo do adjetivo classifica-se em:
Comparativo de superioridade – É quando se atribui a expressão “mais que” ou “mais do que”.
Igualdade – È quando há uma comparação entre os elementos: “tanto quanto”.
Inferioridade – É quando dizemos: “menos que” ou “menos do que”.
Há também o grau superlativo, que indica uma qualidade de um modo intenso, elevado.
Ampliando o sentido da expressão – “Minha mãe é muito linda”, dizemos que ela élindíssima.
Vamos conhecer alguns superlativos absolutos:
agradável – agradabilíssimo
feliz – felicíssimo
difícil – dificílimo
fraco – fraquíssimo
rico – riquíssimo
alto- altíssimo
amável – amabilíssimo
novo – novíssimo
pouco - pouquíssimo
Bolas coloridas Boneca de pano
O que você percebeu quanto aos termos “coloridas” e “de pano”?
Certamente foi que eles estão dando uma qualificação para os substantivos – bola e boneca, não é mesmo?
Assim como as bolas também poderiam ser: brancas, grandes, murchas, pequenas, de futebol, de vôlei, entre outros.
O mesmo aconteceria com a palavra boneca, pois ela poderia ser de plástico, amarela, bonita, grande, pequena, e muitas outras.
Então, o adjetivo conceitua-se como o termo que qualifica o substantivo, indicando-lhe uma determinada característica.
É importante também sabermos sobre os graus do adjetivo, fazendo uma comparação, atribuindo uma qualificação superior ou até mesmo uma inferior.
Compreendendo de uma maneira bem simples, analisaremos as orações abaixo:
Pedro é mais alto que seu amigo.
Pedro é tão alto quanto seu amigo.
Pedro é menos alto que seu amigo.
Podemos perceber que entre as orações se estabelece uma comparação entre Pedro e o seu amigo. Dessa forma, o grau comparativo do adjetivo classifica-se em:
Comparativo de superioridade – É quando se atribui a expressão “mais que” ou “mais do que”.
Igualdade – È quando há uma comparação entre os elementos: “tanto quanto”.
Inferioridade – É quando dizemos: “menos que” ou “menos do que”.
Há também o grau superlativo, que indica uma qualidade de um modo intenso, elevado.
Ampliando o sentido da expressão – “Minha mãe é muito linda”, dizemos que ela élindíssima.
Vamos conhecer alguns superlativos absolutos:
agradável – agradabilíssimo
feliz – felicíssimo
difícil – dificílimo
fraco – fraquíssimo
rico – riquíssimo
alto- altíssimo
amável – amabilíssimo
novo – novíssimo
pouco - pouquíssimo
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola kids
Graduada em Letras
Equipe Escola kids
Nenhum comentário:
Postar um comentário