sexta-feira, 2 de maio de 2014

Como ensinar o reagrupamento em matemática

Na adição e na subtração, o conceito do reagrupamento é também chamado de "transportar" ou "tomar emprestado". Essa é a ação de repartir os números para resolver o problema. Pode ser uma ideia de difícil compreensão para as crianças, quando começam a aprender o conceito por volta do segundo ou terceiro ano. O melhor jeito para começar a ensinar o reagrupamento é usar objetos que os estudantes possam controlar e contar fisicamente; ou usar representações visuais claras de cada passo do processo.

Instruções


    Reagrupamento na adição

  1. 1
    Forneça aos alunos os blocos para manipulação dos agrupamentos na base- 10. Certifique-se de que cada criança tenha ao menos cinco blocos que representam os "dez" e cerca de 30 blocos que representam os "uns".
  2. 2
    Instrua aos alunos a dividir um pedaço de papel ao meio. Marque o lado esquerdo como "dez" e o direito como "uns". Você também poderá entregar o papel já preparado.
  3. 3
    Determine um problema matemático para iniciar, como por exemplo "14 + 28" e prepare os estudantes para montarem o problema usando os blocos em seus papéis.
  4. 4
    Explique que para representar o "14" precisarão colocar um bloco "dez" na coluna esquerda e 4 "uns" na coluna direita. Embaixo destes blocos, oriente as crianças para colocarem dois "dez" na coluna esquerda e oito "uns" na direita, representando o "28".
  5. 5
    Ajude-os a contar todos os blocos na coluna dos "uns". Faça-os separar 10 "uns" e trocá-los por um bloco "dez", colocando-o na coluna da esquerda.
  6. 6
    Instrua-os a contar quantos blocos "dez" estão na coluna esquerda, escrevendo o número "4" na mesma coluna. Em seguida, contem os blocos da coluna direita, escrevendo o número "2". As crianças verificarão que a resposta é "42".

    Reagrupamento na subtração

  1. 1
    Escreva um problema de subtração em um quadro que todos os alunos possam visualizar, como, por exemplo, "83 - 26". Posicione os números verticalmente de forma que o "26" fique embaixo do "83".
  2. 2
    Desenhe uma linha para separar as colunas dos "dez" e dos "uns" através dos dois números que estão no quadro.
  3. 3
    Explique às crianças que não é possível diminuir "6" de "3", por isso é necessário reagrupar a partir da coluna dos "dez".
  4. 4
    Lembre-os de que o "8" na coluna dos "dez" representa "80". Então você irá "tomar emprestado" "10" dos "80", riscando o "8" e escrevendo "7" sobre ele.
  5. 5
    Adicione os "10" que foram tomados emprestados da coluna esquerda ao "3" na coluna dos "uns", totalizando "13". Agora as crianças poderão subtrair cada coluna e escrever a resposta embaixo do problema. Diminua "6" de "13" da coluna dos "uns", totalizando "7". Subtraia "2" de "7" na coluna dos "dez", totalizando "5". O resultado será "57".

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