terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL + 1


Refeição amiga

Projeto Alimentação Saudável desperta o prazer e a consciência de um cardápio

balanceado

Por Juliana Lambert



Objetivos:
★ Conhecer melhor as frutas e legumes, mostrando a importância e a necessidade nutricional deles para a nossa saúde física e mental Incentivar os bons hábitos alimentares★ Conscientizar sobre a importância e motivos pelos quais nos alimentamos
 Reconhecer os alimentos que fazem bem à saúde
 Incentivar a prática de exercícios físicos moderados e brincadeiras
 Identificar cores, texturas e sabores de diferentes alimentos
Faixa etária: 1º ao 5º ano Duração: 2 meses


Foto divulgação

Será que o brócolis pode cair no gosto da criançada? Dá para substituir guloseimas por frutas sem abrir mão do sabor? Para o Colégio Escrevivendo, de São Paulo (SP), a missão não é impossível. “A combinação entre sedentarismo e um cardápio nada nutritivo nos motivou a promover uma ação educativa para explicar os benefícios da alimentação saudável”, explica Débora Cristina Pinheiro da Silva, coordenadora pedagógica do colégio. O primeiro ato para modificar os hábitos alimentares aconteceu na própria cantina da escola. “O estabelecimento passou por uma intervenção nutricional e os lanches oferecidos ficaram menos calóricos e mais nutritivos. Atualmente, as frituras são permitidas apenas uma vez por semana. Nos demais dias são oferecidos salgados assados, lanches naturais e outras opções saudáveis. Os doces também deram lugar aos cereais em barra”, comenta Débora Pinheiro. Confira o Projeto Alimentação Saudável e inspire-se com nutrientes e vitaminas!

Você sabia?
O Projeto Alimentação Saudável envolveu diversas áreas do conhecimento, como Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Geografia.
Dica de leitura! 
Meu Nome Não É Gorducho Coleção Sinto Tudo Isso e Mais um Pouco

Gabriel odeia quando o pessoal da escola o chama de gorducho, baleia, bolota ou ciosa assim. Fica triste e acaba comendo mais e de forma pouco saudável. Até que ele e sua família decidem mudar os hábitos: dieta equilibrada e exercício físico. Gabriel experimenta as aulas de circo e tudo se transforma: faz novos amigos, perde peso, descobre seus talentos e aumenta sua autoestima. Autora: Shirley Souza Ilustrador: Fábio Sgroi Editora: Escala Educacional Preço: R$ 19,90 Onde encontrar:www.escalaeducacional.com.br
1ª AULA: FRUTAS
O objetivo é apresentar frutas típicas da região e fazer com que as crianças
conheçam as preferências do colega. Para explorar o tema e envolver outras áreas do conhecimento, os alunos foram estimulados a fazer a contagem das frutas e agrupá-las
por cores, tamanhos, texturas e tipos. A degustação não ficou de fora e as crianças
 puderam experimentar uma deliciosa salada de frutas. Para treinar a ortografia, os alunos registraram a receita.
2ª AULA: LEGUMES E VERDURAS
Os pequenos aproveitaram para explorar as cores, tamanhos e texturas dos
legumes e frutas, mas também trabalharam a Língua Portuguesa,
 explorando o repertório de palavras com os novos nomes de legumes
e verduras que até então não conheciam. A aula reforçou a importância
de lavar bem os alimentos e os cuidados que devemos ter antes de prepará-los e ingeri-los.
Para finalizar, a turma ajudou a preparar uma deliciosa sopa de legumes
e verduras e registrou a receita.
3ª AULA: HORTALIÇAS
As crianças participaram da montagem de uma horta e plantaram
sementes de alface, cenoura, cebolinha, salsinha, entre outras.
“A horta pode ser desenvolvida em caixote de madeira ou floreira
com terra adubada e previamente preparada para o plantio”, sugere Débora Pinheiro.
A dica é fazer com que as crianças observem o tempo de germinação
e o desenvolvimento de cada hortaliça.
Depois da colheita, professores e alunos podem preparar receitas com aquilo
que foi plantado em conjunto.
 4ª AULA: RÓTULOS
A aula incluiu a montagem do Mercado Escrevivendo na Brinquedoteca, para que os alunos pudessem manusear e observar as informações contidas nos rótulos de alimentos
 industrializados.
As crianças ficam por dentro do que é gordura trans, colesterol e outros componentes.
Após as explicações, partiram para as compras, verificando se os alimentos adquiridos eram saudáveis ou não. Essa atividade pode ter continuidade em casa.
Basta solicitar aos alunos que tragam rótulos dos alimentos consumidos
com a família para a montagem de um mural informativo.
5ª AULA: VITAMINAS (LEITE E SEUS DERIVADOS)
O primeiro passo é conscientizar sobre a importância da amamentação e do leite materno para a criança. Depois, vale explicar de onde vem o leite que compramos e falar sobre o significado da palavra pasteurização. A aula ainda mostra derivados do leite e sugere as seguintes atividades: recortes de alimentos derivados do leite para a confecção de um cartaz, degustação de leite, queijo, manteiga, iogurte e uma vitamina (leite com frutas) e registro da Receita de Vitamina de Banana com Maçã. “É importante observar se algum aluno é alérgico a leite ou algum de seus derivados”, observa Débora Pinheiro.
Da esquerda para a direita: Supergastrite, Senhora Estomalite Saudável, a diretora Cacilda Pellicci Cembrone e a nutricionista Karine Durães
6ª AULA: ALIMENTOS NÃO-SAUDÁVEIS
Nesta aula, a ideia é conscientizar sobre a necessidade de consumir alguns alimentos com moderação, como pirulito, chiclete, balas, doces e refrigerantes. Os alunos deverão confeccionar um mural com a colagem de rótulos e registrar comentários, curiosidades, verdades e mitos sobre estes alimentos.
7ª AULA: CEREAIS E MASSAS
Abordar a importância dos cereais, mas alertar sobre a necessidade de consumir carboidratos com moderação. Juntos, professor e alunos preparam uma receita de pão caseiro. Aqui, também é feito o alerta sobre higiene.
Mostramos que é importante estar com unhas cortadas, mãos lavadas, uso de touca e luvas descartáveis”, diz a coordenadora pedagógica.
8ª AULA: PIRÂMIDE ALIMENTAR
Para finalizar, os alunos colocaram em prática tudo o que aprenderam na pirâmide
 alimentar (método referência na indicação de alimentos saudáveis e que indica
moderação com gorduras e açúcares adicionados, limitando o consumo a uma porção diária).
A turma pode afixar os alimentos de acordo com os grupos, dispostos no
corpo da pirâmide, a partir da base, em ordem de necessidade de consumo.
 Cada compartimento representa vários alimentos e simboliza uma
 ingestão mais variada possível.
Pirâmide alimentar

Materiais:

A nutricionista Karine Durães reforça a importância da educação alimentar
• Feltro verde (medindo 1,10 m x 1,10 m), cortado em forma de pirâmide

• Representações de alimentos coloridos em E.V.A. (Alimentos: 1 porção de arroz, 1 porção de grãos integrais, 1 bolo, 1 biscoito, 1 pão de forma, 1 milho, 1 pão francês, 1 batata, 1 macarrão, 1 banana, 1 laranja, 1 maçã, 1 melancia, 1 uva, 1 pêssego, 1 alface, 1 brócolis, 1 cenoura, 1 beterraba, 1 leite, 1 iogurte, 1 queijo, 1 peixe, 1 frango, 1 carne, 1 ovo, 1 feijão, 1 óleo, 1 hambúrguer, 1 batata frita, 1 refrigerante, 1 bombom, 1 sorvete, 1 picolé, 1 água, 2 praticantes de atividade física.

• Velcro ou fita crepe (para prender os alimentos na pirâmide)
Apresentação do projeto
Longe de ser um discurso indigesto, a apresentação do projeto aconteceu no dia 8 de maio de 2010, durante uma festa realizada pela escola. Pais e filhos tiveram a oportunidade de aprender com muita diversão. O espetáculo Dona Gastrite x Dona Saúde contou com a participação de personagens como Supergastrite e a Senhora Estomalite Saudável, para mostrar que a refeição equilibrada faz toda a diferença no nosso dia a dia.



Dica esperta!
A Pirâmide alimentar pode ser montada durante a apresentação para prender a atenção do público. Além disso, pode ser usada durante as aulas para verificar o entendimento após a apresentação.

FONTE:  http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/85/artigo215145-2.asp




horta na garrafa


fonte:  http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com.br/2008/07/horta-em-garrafas-pet.html

link com atividades 

http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com.br/2009/08/projeto-alimentacao-saudavel-atividades_29.html

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2011/06/atividades-projeto-alimentacao-saudavel.html

http://vivianepatrice.blogspot.com.br/2011/03/projeto-alimentacao-saudavel.html




LINK COM MASCARAS ALIMENTAÇÃO



http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com.br/2009/03/projeto-alimentacao-saudavelmascaras.html



LINK COM VÁRIOS MODELOS  




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