quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Desabafo Bullying : Omissão ou Interferência

Bullying :é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bullytiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.[1]




No inicio desse bimestre recebi um aluno vindo de outra escola e ele foi vítima de bullying de onde ele estava vindo , e no decorrer dos dias achei que estava tudo bem, minha sorte é que hoje está tudo bem, mas quero relatar o que aconteceu há alguns dias, ele ficou muito bravo com um amiguinho que estava brincando com ele  a outra criança caiu em cima dele e minha sorte é que eu estava olhando , simplesmente quando ele levantou ele já estava com o punho cerrado e mão fechada para bater no outro que caiu em cima , não me perguntem como mas em segundos eu já estava ao lado pra separa-los  e o susto não parou por aí, ele começou a gritar comigo, dizendo você não viu, a culpa é sua que não fez nada pra me proteger , e veio pra cima de mim, claro que o segurei por é uma criança de 06 anos e consegui acalma-lo, mas depois tive que conversar com ele dizendo que eu não era a outra professora, que eu estva vendo e que ele podia confiar em mim, enfim passou uma semana exatamente e na outra semana na hora da brincadeira novamente ele se demonstrou totalmente magoado e machucado na alma, simplesmente pelo fato de um amiguinho dizer não é assim que se joga, ele veio pra mim chorando , se jogou no chão e se recusava a levantar e a voltar a brincar,desculpe esqueci de dizer que na primeira situação as crianças nada viram, mas nessa segunda foi inevitável, minha sorte é que o que mais trabalho na minha turminha e a autonomia e respeito ao próximo, imediatamente todos eles se afastaram e ficaram sentados quietinhos esperando eu resolver a situação, enfim depois de alguns instantes eu consegui fazer com que ele se senta-se pois ele estava deitado no chão, mas ele demorou muito pra voltar a brincar e eu fiquei pensando , como uma criança de apenas seis anos pode já ter tanta mágoa no coração? 
Meu Deus, que ambiente é este que não protege o mais indefeso, não estou dizendo que ele é um santo que não provoca os amigos e etc, mas como a educadora anterior não se colocou no lugar dessa criança e permitiu que o buraco fosse tão fundo.Hoje estamos bem, ele já está conversando mais na sala de aula, já se aproximou de outras crianças e etc, mas quando será que ele tera sua auto estima totalmente recuperada ? 


Enfim, espero que logo, e que eu seja uma agente efetiva dessa recuperação.


bjs , Pro . Paula



fonte: meu coração de educadora.











Recados para Orkut

Clicando aqui, você encontrará muito mais recados de Dia do Professor!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...