Curso para professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Matemática 1 (multiplicação).
A adição de parcelas iguais
- Uma caixa de lápis de cor contém 6 lápis. Quantos lápis há em 3 caixas iguais a essa?
Situações como essa que descrevemos explicam por que, atualmente, a maioria das professoras começa a ensinar a multiplicação de parcelas iguais. Elas explicam ás crianças que 3 x 6 significa 6 + 6 + 6, que 2 x 5significa 5 + 5, e assim por diante.
A multiplicação pode ser considerada como uma maneira abreviada de indicar a adição de parcelas iguais. Essa idéia de adição de parcelas iguais aparece em várias situações, como, por exemplo, a organização retangular.
A organização retangular
Considere estes problemas:
- Márcio, o marceneiro, fez um armário cheio de gavetas. Veja:
Quantas são as gavetas?
- Jurandir já assentou a primeira fileira e a primeira coluna de azulejos na parede da cozinha. Veja:
Quantos azulejos serão gastos para revestir a parede toda?
Os dois problemas podem, no entanto, ser resolvidos com o uso da multiplicação.
Como há 7 fileiras de gavetas, o total é:
Cada fileira tem 22 azulejos; são 12 fileiras; total de azuleijos: 12 x 22 = 264
Nesta figura, pode-se encontrar o total de quadradinhos fazendo 3 x 6 = 18, pois temos 6 fileiras de 6.
Mas também é correto encontrar o total fazendo 6 x 3 = 18, pois há 6 colunas de 3.
A área do quadrado de lado 4 é igual a 4 x 4, pois no seu interior cabem 4 x 4 quadradinhos unitários.
A área do retângulo de lados 3 e 5 é igual a 3 x 5 (ou 5 x 3), pois este é o número de quadradinhos unitários que cabem em seu interior.
A área desta figura é igual a 31 porque cabem 31 quadradinhos unitários no seu interior.
3 + 3 + 3 + 3 ou 4 x 3
ou 4 + 4 + 4 ou 3 x 4 ou ...
2 + 2 + 2 + 2 + 2 ou 5 x 2
ou 5 + 5 ou 2 x 5 ou ...
3 + 3 + 3 + 6 + 6
ou 3 x 3 + 2 x 6
ou 2 + 2 + 2 + 5 + 5 + 5
ou 3 x 2 + 3 x 5 ou ...
No próximo matemática das séries iniciais 2, falaremos sobre O raciocínio combinatório. Que faz parte do processo de compreensão da multiplicação. Te espero, até lá.
Este curso foi desenvolvido e projetado por professores e alunos do ICMC/USP. O curso pode ser realizado por qualquer usuário que tenha acesso à Internet e é inteiramente gratuito.
Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/matematica.html
LINK COM JOGOS
http://matematicanaredi.blogspot.com/2009/08/jogos-multiplicacao.html ______ 3 º ano
Links com atividades:
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com/2011/03/atividades-tabuada.html
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com/2011/01/matematica-multiplicacao.html
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com/2011/01/matematica-atividades-com-operacoes.html
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/80/imprime191844.asp
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