sexta-feira, 25 de março de 2011

SEQUÊNCIA EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO 

Título:
Equilíbrio e coordenação,força, velocidade,resistência e flexibilidade
Eixo: Movimento.
Tempo previsto: 1 º e 2º semestre:
Professora:Maria tereza
Série:Jardim II
Blocos de conteúdos:
Expressividade (utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras).
Equilíbrio e coordenação (Participação em brincadeira e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se,dançar, etc...
Para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e movimento.)
Objetivos:Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças,jogos e demais situações de interação. 


Etapas previstas: As brincadeiras serão apresentadas de acordo com a necessidade do grupo.PULAR: 
Pular corda , 
Pular com o pé direito, 
Pular com o pé esquerdo.
Pular com os dois pés. 

ANDAR: 
Andar de mãos dadas.
Andar na ponta dos pés. 
Andar com o calcanhar. 
Andar sobre as bordas de fora dos pés.
Andar sobre bordas de dentro dos pés. 
Andar com as mãos na cabeça. 
Andar em círculo em linha sinuosa. 
Passo de formiguinha. 
Passo de elefante. 
Passo de tartaruga. 
Passo do anãozinho. 

BRINCADEIRASBAMBOLÊ: Brincar livremente com o arco. 
Entrar e sair do arco. 
Caminhar ao redor do arco. 
Formar um túnel com os arcos (algumas crianças seguram o arco e outras passam dentro dele). 

BOLA: Jogar a bola para o companheiro. 
Quicar livremente a bola. 
Chutar a bola de diferentes maneiras: 
Um pé só direito e esquerdo
PARQUE: Balançar. escorregar. Subir.

FAZ DE CONTA: Pianista (mexendo as pontas dos dedos).
Derreter como um sorvete.
Flutuar como um floco de algodão.
Balançar como folhas de uma árvore.
Correr como um rio.
Voar como uma gaivota.
Cair como um raio.
Estátua.
Cabeleireiro.
Baú de roupas.
Médico.

Borboleta: Se você fosse uma borboleta, você ela estaria acordando agora, vamos abrir as asas e olhar para o sol dizer bom dia meu amigo sol e com movimentos leves com os braços você vai pousar de flor em flor (esta flor será um amiguinho seu).
Atravessar um rio:Fazer dois riscos no chão como se fosse um rio, pedir que saltem sem cair na água
.

CIRCO: 
Um Circo chegou na cidade ele tinha muitos animais ele trouxe um (DIZ O NOME DE UM ANIMAL) Apontar uma criança, esta terá que imitar um animal e as outras terão que descobrir qual animal ela está imitando.
Fazer uma linha no chão, eles terão que andar na linha como se fosse um equilibrista. 
Imitar animais:Cachorro. Gato. Tartaruga. Peixinho. Elefante. Cobra.

AVALIAÇÃO:As crianças exploraram suas capacidades expressivas, aceitando os desafios corporais.


fonte: http://amagiadeaprender.blogspot.com/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...