Geografia
Com base nos parâmetros curriculares nacionais, espera-se que os alunos, ao final do ensino fundamental, sejam capazes de:
- conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem;
- identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo que construam referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;
- conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo que compreendam o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar;
- compreender a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;
- compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas ainda não usufruídas por todos os seres humanos e, dentro das possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
- conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender a paisagem, o território e o lugar , seus processos de construção identificando suas relações, problemas e contradições.
- compreender a importância das diferentes linguagens na leitura das paisagens, desde as imagens musicais e literatura de dados e documentos de diferentes fontes de informação, de modo que interpretem, analisem e relacionem informações sobre o espaço;
- saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
- valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-os como direitos dos povos e indivíduos e como elementos de fortalecimento da democracia.
(Extraído de Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília, MEC/SEF,1998, p.35)
Nenhum comentário:
Postar um comentário