segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

PROJETOS PARA EDUCAÇÃO INFANTL- COMO LIGA-LOS À BNCC ?

As competências gerais da Base Nacional Curricular Comum já estão definidas e precisam ser desenvolvidas em sala de aula. E como escolher projetos para educação infantil que contemplem essas competências requisitadas?

 Muito tem se debatido sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) . E um dos focos tem sido em como adaptá-la aos projetos para educação infantil.

Primeiro passo: conheça os tipos de projetos

Na educação infantil, há projetos que têm como foco o desenvolvimento de comportamentos leitores ou visam à aproximação com determinados conceitos científicos ou fatos históricos.

E há também outros são voltados para os conhecimentos em arte.

São diversas as possibilidades de pesquisas e atividades feitas com as crianças que podem ser organizadas por meio desta forma de trabalho.

Os projetos podem reunir uma série de condições favoráveis para que a escola possa promover a construção de novos conhecimentos com sentido e profundidade.

Mas, para que isso ocorra, quais são os pontos a que os educadores devem prestar atenção?

Um aspecto muito importante é a escolha do tema e qual habilidade específica será desenvolvida com a atividade. Por isso, umas das primeiras perguntas deve ser: “Qual é a prioridade e a função de aplicar determinado exercício?”.

Nesse sentido, como escolher os projetos para educação infantil corretamente? Como englobá-los de acordo com as competências gerais da BNCC?

Para ajudar neste caminho, há alguns passos que podem ajudar a guiar o processo:

1. Escolha projetos que tenham como foco a ampliação dos saberes

Um projeto tem a função de dar sentido às aprendizagens.

E isso ocorre desde o início, com a escuta das crianças e a relação entre essa escuta e os propósitos de aprendizagens escolhidos para a atividade.

O papel do professor na condução de um projeto é de mediador, um provocador de novos sentidos e curiosidades.

E a intervenção acontece quando as crianças pedem e também quando ele mesmo vê essa necessidade e considera que há tempo adequado para acrescentar novas perguntas ou informações.

Dessa forma, a ampliação dos saberes será realizada com sucesso.

2. Tome cuidado para não ir longe demais – e aproveitar de menos

Outro aspecto que merece atenção especial é o processo de desenvolvimento dos projetos para educação infantil.

Quando é decidido envolver um grande número de áreas em um mesmo projeto, não há dúvida de que há uma boa intenção de ampliar os conhecimentos das crianças.

Porém, é importante considerar que o excesso de conteúdos pode comprometer o aproveitamento de todo o potencial de conexões entre os assuntos e a construção de alguns conceitos.

Para que a aprendizagem ocorra, é preciso envolver as crianças com regularidade em contextos de pesquisa em torno de um mesmo assunto.

E mais, a intenção sempre é permitir que haja possibilidade de errar, socializar pensamentos, perguntar e estabelecer relações entre um conhecimento e outro.

Quando o planejamento e o desenvolvimento de um projeto transitam por muitos temas, as crianças podem não aprofundar seu conhecimento.

E o conteúdo que, inicialmente, deveria estar no foco da intenção educativa, termina por ser abordado somente de maneira superficial.

3. Aposte no estímulo da curiosidade das crianças

É inegável que as crianças possuem desejo constante de novos conhecimentos e isso pode ser explorado cuidadosamente em um projeto.

Cabe ao professor selecionar o que é essencial para determinado processo de pesquisa e cuidar para que as perguntas elaboradas sejam de fato ferramentas para a reflexão.

Trabalhar a curiosidade significa promover a interação da criança com ambientes desafiadores que guiem seu pensamento para o que está em foco na investigação.

É preciso ter em mente que os contextos planejados podem tanto alargar as experiências como restringi-las.

Por isso, colocar as crianças como protagonistas de suas aprendizagens significa interagir com as suas narrativas e expressões, interpretá-las e sempre relacioná-las com a intencionalidade do projeto.

4. Incentive o trabalho em equipe

Para os educadores que tem alunos da pré-escola, introduzir o conceito de trabalho coletivo pode ser desafiador e divertido.

Por isso, atividades de trabalho em equipe pré-escolar podem ajudar os alunos a aprenderem a trabalhar juntos.

É importante lembrar que atividades como essas são sobre o processo – a coisa mais importante é como as crianças as realizam.

Projetos para educação infantil com atividades colaborativas ajudam crianças a trabalhar em equipe, a respeitar e ouvir a opinião do outro, assim como a reconhecer suas capacidades.

5. Foco em projetos que exijam pensamento científico e crítico

Aprender a pensar criticamente pode ser uma das habilidades mais importantes que as crianças de hoje precisarão para o futuro.

Incluída como uma das competências da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), tal prática visa o desenvolvimento do raciocínio e habilidades emocionais do estudante, além de resolver problemas indo além da resposta óbvia.

Transformar a sala de aula em um teatro é um excelente método para exercitar o pensamento crítico entre os alunos.

É por isso que os atores fazem pesquisas incansáveis por seus papéis, pois envolve habitar outra pessoa e suas características.

Tornar-se outra pessoa exige que você estenda sua mente analítica e criativa.

Cada aluno terá pontos de vista opostos neste conflito. Peça-lhes que discutam até que possam explicar mutuamente o ponto de vista do outro.

O desafio final será sugerir um acordo entre os dois.

Quanto ao pensamento científico, projetos práticos e que abordem a metodologia ativa e até mesmo tecnologia são ótimas opções.

6. Incentivo ao autoconhecimento

Assim como é bom estimular o trabalho em equipe, também é necessário incentivar as crianças a valorizarem seus gostos e sua personalidade.

O importante neste ponto é deixar claro a diversidade humana e ensinar o respeito pelo próximo e a si mesmo.

Para isso, atividades criativas de autoconhecimento como projetos para educação infantil são excelente opções para fazer as crianças se expressarem.

Isso ajuda no ensino das habilidades socioemocionaisde vida e no incentivo do protagonismo infantil.

Lembrando que…

As competências gerais serão trabalhadas, posteriormente, em cada uma das áreas de conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso – , construídas por habilidades desenvolvidas a partir de atividades em sala de aula.

Uma das principais propostas da BNCC é colocar o estudante como agente ativo da sua própria educação.

Sendo assim, selecionar os projetos para a educação infantil de acordo com as orientações acima ajuda a sintonizar a aprendizagem com as necessidades dos alunos.

O projeto literário da Estante Mágica, por exemplo, é uma das ferramentas didáticas que ajudam as escolas a atingirem esse objetivo – afinal de contas, dar a cada aluno a chave de escrever e publicar o próprio livro é um grande incentivo ao protagonismo infantil 😉



FONTE : Projetos para educação infantil: como ligá-los à BNCC? (estantemagica.com.br)

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