Os 20 Melhores Livros Que Todo Professor Deveria Ler
O trabalho do professor vai além das salas de aula, do professor podendo atuar na gestão escolar, na orientação educacional, na pedagogia empresarial e na hospitalar.
Os livros citados neste artigo, servem de referência para você, que está começando a lecionar ou lecionando a muito tempo, que deseja evoluir como professor ou gestor de escola.
Estes livros te ajudarão a ter ideias, a planejar suas aulas ou estratégias para gestão, de maneira mais assertiva e a tomar decisões.
A leitura é algo muito importante na vida do ser humano e os melhores livros estão aqui para você, professor.
Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário, melhorando assim a escrita, além de outros benefícios.
Praticar a leitura é uma das melhores atividades para manter o cérebro e as competências mentais em forma, reforça as habilidades sociais e a empatia, trazendo bem-estar e qualidade de vida.
Precisamos adquirir mais conhecimento a cada dia, para transformarmos o ambiente em que vivemos, a sala de aula e a escola, por isso essas dicas são valiosas.
Os 20 melhores livros para o professor ler e reler.
Tenho certeza de que os livros que você vai encontrar nessa lista, serão uma fonte de inspiração e de muito aprendizado.
Confira agora a lista com os 20 melhores livros sobre Educação, Liderança e Autoconhecimento.
1. A Prática Educativa – Como ensinar – Antoni Zabala
A partir de uma perspectiva de análise e reflexão, o autor propõe pautas e orientações sobre a ação educativa que visam a melhorá-la.
As decisões sobre essas e outras questões relacionadas sobre como ensinar haverão de se justificar pela função social do ensino e pela concepção dos processos de aprendizagem.
2. Rápido e Devagar – Daniel Kahneman
Em Rápido e devagar, Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional.
A outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias – e os defeitos e vícios – do pensamento rápido.
E revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões.
Comportamentos tais como a aversão à perda, o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas, a dificuldade de prever o que vai nos fazer felizes no futuro.
E os desafios de identificar corretamente os riscos no trabalho e em casa só podem ser compreendidos se soubermos como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos.
Kahneman revela quando podemos ou não confiar em nossa intuição.
Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.
3. Ensino Híbrido, Personalização e tecnologia na Educação – Lilian Bacich/ Fernando de Melo Trevisani
Ensino híbrido: personalização e tecnologia da educação é um livro feito por professores para professores.
Resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann.
Este livro apresentar aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula.
Como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas.
4. Afetividade e aprendizagem: contribuição de Henri Wallon – Laurinda Ramalho de Almeida
Este livro aborda a questão da afetividade no cotidiano escolar, apresentando pesquisas que se apoiaram na teoria de desenvolvimento de Henri Wallon.
O que essas pesquisas revelam em todos os níveis de ensino, do Fundamental ao Superior.
Alunos e professores se expressam por inteiro com cognições, sentimentos e movimentos o processo ensino-aprendizagem se enriquece na medida em que considera a integração cognitiva-afetiva-motora ao aceitar essa integração.
O professor amplia sua visão e tem melhores elementos para identificar suas necessidades e as do aluno.
A discussão sobre a competência pedagógica, em todos os níveis de ensino, não pode deixar à margem a questão da afetividade, pois cognição e afetividade são dimensões inseparáveis do processo ensino-aprendizagem.
5. Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização – Maria de Fátima Gomes Cardoso
Este livro destina-se a professores, pais, alunos e educadores em geral, pois discute o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de alunos que estão em fase de aquisição dessas habilidades e as dificuldades advindas desse processo.
Dificuldades escolares, familiares e pessoais que se articulam formando uma rede que leva os aprendizes ao sucesso e/ou ao fracasso na leitura e na escrita são abordadas nesta obra.
6. Quem Ama, Educa!!! – Içami Tiba
Estamos no século XXI: educar não é mais seguir os padrões dos nossos pais, mas quebrar velhos modelos, atualizando-os com novos paradigmas.
Pais e educadores precisam absorver o novo ritmo da geração digital de jovens, que, mergulhada em tantos estímulos tecnológicos, muitas vezes, funde-se à identidade dos grupos, permitindo que esta se sobreponha à estrutura familiar.
7. Aula Nota 10 / 2.0 – Doug Lemov
Ensinar é um dos trabalhos mais importantes do mundo e, geralmente, um dos mais difíceis.
Professores excelentes estão sempre se empenhando em aprender e melhorar suas aulas, e não importa o quão bons eles sejam, sempre há algo a ser aprimorado.
Aula nota 10 2.0 reúne a experiência de professores em salas de aula ao redor do mundo e oferece um conjunto atualizado de técnicas efetivas e envolventes para aprimorar a gestão da sala de aula.
Esta obra mostra como ajustar técnicas de ensino clássicas para serem ainda mais eficazes, executar técnicas totalmente novas que mantêm os alunos engajados.
E focados na aprendizagem e transformar a teoria em ação, com demonstrações em vídeos.
8. 101 Jogos de Lápis e Papel – Juan José Jurado
As propostas de jogos que são apresentadas neste livro são fáceis de realizar, uma vez que não precisam de grandes espaços nem de materiais caros.
Podem ser totalmente improvisados, pois para praticá-los só é preciso alguma coisa para escrever e desenhar, simplesmente lápis e papel.
Com apenas esses dois elementos é possível praticar inúmeros entretenimentos divertidos e educativos.
Que facilitam o desenvolvimento de capacidades como a imaginação, a memória, a criatividade, a psicomotricidade fina, a observação, etc.
9. Mat3mática no Dia a Dia
A partir de situações concretas e familiares, o livro retoma conteúdos do ensino fundamental e sistematiza conceitos básicos.
Relacionando a teoria com a prática, para estimular o desenvolvimento da observação e o estabelecimento de relações que facilitem o desempenho profissional e a resolução das questões pessoais rotineiras.
Estrutura-se em torno de grandes temas: contagem, as quatro operações fundamentais, frações, números decimais, grandezas e medidas, razão, proporção e porcentagem.
A matemática financeira, embora fuja à dinâmica do livro, foi incluída como último tema, para que o leitor perceba a lógica dos financiamentos.
E o que está por trás das sedutoras ofertas de compras a prazo, sem juros, do parcelamento da dívida no cartão de crédito ou do uso do cheque especial.
Ao longo de todo o livro, estão propostos desafios que servem para encaminhar o raciocínio.
Convidando o leitor a participar da construção do conteúdo, testar sua autonomia em relação a algum assunto, ou mesmo para motivá-lo a seguir com seu estudo.
10. O Monge e o Executivo – James C. Hunter
Um livro fascinante que você não vai conseguir largar. O Monge e o Executivo contém tesouros que irão transformar a sua vida.” – Joe Weller, ex-presidente da Nestlé americana.
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino.
É o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.
Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos.
Vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.
É impossível ler esse livro sem sair transformado. O monge e o executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.
11. Neurociência e Educação – Como o Cérebro Aprende – Ramon M. Cosenza
O cérebro é responsável pela forma como processamos as informações, armazenamos o conhecimento e selecionamos nosso comportamento.
Dessa forma, compreender seu funcionamento, seu potencial e as melhores estratégias de favorecer seu pleno desenvolvimento é foco principal de estudo e trabalho, tanto dos profissionais da saúde mental como da educação.
12. O jeito HARVAR de ser feliz – Shaw Achor
Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso.
A sabedoria popular diz, que se nos empenharmos teremos sucesso, e se tivermos sucesso, então poderemos ser felizes.
Se pudéssemos encontrar aquele emprego dos sonhos, ter mais uma promoção, perder aqueles três quilos, a felicidade viria.
Mas descobertas recentes no campo da psicologia positiva, têm demonstrado que essa fórmula funciona na verdade de maneira inversa: é a felicidade que impulsiona o sucesso, e não o contrário.
Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado e produtivo no trabalho. Este não é um simples mantra vazio.
A descoberta foi repetidamente comprovada por rigorosas pesquisas nos campos da psicologia e da neurociência, estudos de gestão e resultados financeiros de organizações ao redor do mundo.
Este livro não discute apenas como ser mais feliz, trata de nos ensinar a colher os frutos de uma atitude mental mais positiva que proporcione efeitos extraordinários no nosso trabalho e na nossa vida.
Sendo leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo onde a carga de trabalho, o estresse e o negativismo estão cada vez maiores.
13. O Poder do HÁBITO – Charles Duhigg
Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida.
Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental.
Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama.
Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa.
De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível – e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por anos.
Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas.
Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários – a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones.
O que todas essas pessoas têm em comum?
Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas.
Tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.
14. ATITUDE MENTAL POSITIVA – Napoleon Hill
Sua mente é um talismã secreto. De um lado é dominado pelas letras AMP (Atitude Mental Positiva) e, por outro, pelas letras AMN (Atitude Mental Negativa).
Uma atitude positiva irá, naturalmente, atrair sucesso e prosperidade.
A atitude negativa vai roubá-lo de tudo que torna a vida digna de ser vivida.
Seu sucesso, saúde, felicidade e riqueza dependem de qual lado você irá usar.
Quando o pioneiro motivacional Napoleon Hill e o CEO milionário W. Clement Stone se uniram para formar uma das parcerias mais notáveis de todos os tempos.
O resultado foi Atitude Mental Positiva, o fenômeno editorial que sugeriu ao mundo que, com a atitude certa, qualquer um pode realizar seus sonhos.
“Há muitos anos, devido à minha própria estupidez e defeitos, perdi tudo o que era precioso para mim.
Passei muito tempo em bibliotecas públicas porque tinham entrada franca ― e eram aquecidas.
Li tudo, de Platão a Peale, buscando uma mensagem que pudesse explicar onde eu tinha errado ― e o que eu poderia fazer para salvar o resto da minha vida.
Finalmente encontrei minha resposta em Atitude Mental Positiva, de Napoleon Hill e W. Clement Stone.
(…) De um vagabundo sem dinheiro e sem uma única raiz, acabei me tornando o presidente de duas corporações e editor-executivo da Success Unlimited, a melhor revista do mundo na sua categoria.
Também escrevi seis livros, e um deles, o maior vendedor do mundo, traduzido em quatorze idiomas e com mais de três milhões de cópias vendidas.
Nada disso teria sido alcançado sem a aplicação diária dos princípios de sucesso e de vida que encontrei neste clássico.” ― Og Mandino.
15. Sala de Aula Invertida – Jonathan Bergmann
Prepare-se para a transformação da sala de aula! Sala de Aula Invertida.
Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem discute como as metodologias ativas de ensino podem mudar e estabelecer um novo relacionamento entre estudantes e professores e a aprendizagem.
O livro traz exemplos reais de sala de aula e aborda técnicas fundamentais desenvolvidas pelos professores Jonathan Bergmann e Aaron Sams para manter os estudantes motivados e aptos para aprender de maneira efetiva.
Por que o livro Sala de Aula Invertida é tão importante na educação atual?
A gente sabe que conseguir manter o mesmo entusiasmo e energia depois da quarta aula, ou até oitava, em um único dia, não é uma responsabilidade fácil.
Sabemos também que nem sempre é possível alcançar os objetivos planejados.
A metodologia sala de aula invertida ajuda a superar esses desafios.
Com o objetivo de que o aluno assista às principais explicações gravadas pelo professor ou estude o material indicado antes da aula.
Encontro presencial se torna a oportunidade de esclarecer dúvidas, realizar atividades, trocar conhecimentos e fixar a aprendizagem.
Assim, neste novo cenário, o aluno torna-se protagonista de seu aprendizado, enquanto o professor assume o papel de mediador, que, com apoio de tecnologia simples, poderá mapear melhor o conhecimento adquirido.
O sucesso da sala de aula invertida confirma que esse modelo chegou para revolucionar a relação dos estudantes da educação básica e superior com o conhecimento.
Neste livro, os criadores do conceito explicam como usar adequadamente a metodologia e as tecnologias associadas, obtendo mais autonomia, mais motivação e melhor desempenho.
16. Aprendizagem baseada em Projetos – William N. Bender
A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é considerada uma das práticas de ensino mais eficazes do século XXI.
Os estudantes trabalham com questões e problemas reais, colaboram na criação de soluções e apresentam os resultados.
Assim, tornam-se mais interessados no conteúdo de cada disciplina, aumentando seu entusiasmo pelo aprendizado e melhorando seu desempenho.
O livro Aprendizagem baseada em projetos explora a ABP como abordagem de ensino diferenciado, com base em aplicações atuais da tecnologia na sala de aula.
Ao longo dos capítulos, o autor apresenta diretrizes práticas para sua implementação nos ensinos fundamental, médio e superior.
Tornando este livro um valioso recurso para o aprimoramento profissional dos professores e para o desenvolvimento de aulas eficazes e motivadoras.
17. Exercícios práticos para estimular a M3MÓRI4 VOL. 1
Exercícios práticos para estimular a memória – Vol. 1 é um livro fundamentalmente prático.
É composto por 150 exercícios que trabalham as diferentes capacidades cognitivas, começando por atividades simples e aumentando seu grau de dificuldade à medida que o livro avança.
Os exercícios são variados e foram pensados de modo que não seja chato realizá-los, estimulando, dessa forma, a memória de uma maneira divertida, porém, eficaz.
18. Exercícios práticos para estimular a M3MÓRI4 VOL. 2
Exercícios práticos para estimular a memória – Vol. 2 oferece 180 exercícios variados que trabalham as diferentes capacidades da cognição humana.
Com o objetivo de frear a possível deterioração ou até mesmo, se praticados com regularidade, recuperar capacidades que haviam sido reduzidas.
As atividades estão organizadas em dificuldade crescente e são destinadas a todas as pessoas que queiram estimular a memória para mantê-la em forma.
Neste livro, especificamente, essas atividades foram elaboradas para exercitar a linguagem, a atenção, o raciocínio, a orientação, o cálculo, a memória e a praxia.
19. AULA EM JOGO – Tiago Eugenio
A gamificação e o game design são propostas educacionais muito defendidas por pesquisadores e especialistas nas áreas de inovação e de metodologias ativas, mas ainda pouco utilizadas em ambientes de aprendizagem.
Professores alegam que a gamificação é um método complicado de ser aplicado, especialmente pelo deserto de ideias e exemplos práticos de como criar uma aula gamificada.
Em Aula em jogo, Tiago Eugênio descomplica essa implantação ao relatar sua trajetória profissional e seu propósito de vida focado na reinvenção do processo de aprendizagem para oferecer mais envolvimento, motivação e valorização da intencionalidade pedagógica do educador.
Esta obra não é apenas um livro teórico sobre gamificação.
Primeira parte – o leitor descobre o valor da cultura pop para a educação e entende as diferenças entre game, aprendizagem baseada em jogos e os diversos tipos de gamificação.
Segunda parte – Eugênio oferece dezenas de exemplos sobre como a gamificação pode ser utilizada em sala de aula.
Terceira parte – compartilha ferramentas exclusivas para que qualquer docente coloque em prática o propósito de Aula em jogo: gamificar aulas e transformar conteúdos em experiências de aprendizagem.
20. Como Desenvolver Metodologias Criativas e Inovadoras para a Sala de Aula – Margaret Loureiro – Livro Digital
Este livro digital, busca esclarecer os principais aspectos das inovações em educação apresentando o que há de melhor em Metodologias Ativas.
Transformando o seu aluno no protagonista da situação, lhe dando autonomia, onde ele será capaz de enfrentar e resolver problemas e conflitos apresentados em sala de aula e na vida.
O professor se transformará no mediador, atuando com uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade, proporcionando assim a construção do conhecimento.
Criando possibilidades de uma práxis pedagógica que forme um sujeito crítico, reflexivo, transformador e humanizado.
Leitura essencial para quem atua ou deseja atuar com educação presencial, a distância ou corporativa.
Esta obra vai despertar insights e estimular você a aplicar as mais recentes estratégias, perspectivas, técnicas, tecnologias e soluções educacionais.
Conclusão
Espero que você tenha gostado das dicas dos melhores 20 livros que todo professor e gestor da educação deveria ler, que você tenha se inspirado e faça a diferença por onde você passar.
Estes livros são verdadeiras fontes de motivação e conhecimento.
Agora você irá ler aqueles que mais tem a ver com os objetivos que você quer alcançar, mas se você conseguir ler todos, irá te ajudar muito em vários aspectos da sua vida.
Cada livro que você lê ajuda no se crescimento como pessoa e como profissional.
Então, se você deseja ter sucesso e realização na sua profissão, mergulhe na leitura e aproveite tudo o que esses livros têm a oferecer.
https://ensinotec.com/melhores-livros-que-professor-deveria-ler/
Nenhum comentário:
Postar um comentário