sexta-feira, 19 de abril de 2019

Plano de Aula - Ciencias (3º Ano): Componentes do Ambiente: Seres Vivos Não-vivos

PLANO – CIÊNCIAS

Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 3º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas: 
Nº de Aulas: 03 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data: 

"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você." (Steve Beckman)

Eixo: Vida e meio ambiente.  

Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno: Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analisando a diferença entre seres vivos e seres não vivos.

Conteúdo: Os componentes do ambiente: ar, água, solo, fogo, luz, calor do sol, seres vivos e elementos não-vivos

Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso drecursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticaatravés do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.

Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.

Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade. 

Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 3º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (3º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.

Interatividade: Jogo: http://www.smartclass.com.br/seres_vivos_39.html





































Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...