Meu filho mais velho começou a trazer mandalas da escola. Sua professora oferecia aos alunos para que eles pintassem à sua maneira. Eu desconhecia totalmente o que era uma mandala. No início você só vê um círculo cheio de figuras geométricas no seu interior que a criança teria que pintá-las com as cores que escolhesse. No entanto, eu fiquei curiosa e comecei a investigar o que é uma mandala.
As mandalas têm sua origem na Índia e a palavra significa círculo ou aquilo que rodeia um centro. Visualmente se trata de um conjunto de figuras geométricas que podem representar as características do universo e se utilizam há séculos como um ponto para concentrar a meditação.
Benefícios de colorir mandalas para as crianças
Nos últimos anos, os especialistas começaram a se dar conta de que mais além de um símbolo espiritual e ritual, também podem ser utilizadas na educação das crianças, já que têm muitos benefícios:
- Pintar ou colorir mandalas ajuda a criança a potencializar a sua capacidade de atenção e concentração.
- Melhora o controle e o domínio do corpo, sobretudo da motricidade fina, o que favorece a capacidade de escrita, desenho, de manipular objetos.
- Desenvolve a paciência: colorir uma mandala requer tempo, tranquilidade e, sobretudo paciência para ir dando cor às inúmeras formas e figuras do seu interior.
- Ajuda no tratamento de TDAH: o estudo ‘Meditação com mandalas com estudantes do 6º básico diagnosticados com Hiperatividade’ demonstra que crianças expostas durante dois meses a desenhar mandalas as ajudou a melhorar sua concentração e sua capacidade de atenção.
- Ajudam na formação da inteligência e o raciocínio.
- Baixa o nível de estresse. Ao mesmo tempo em que a criança pinta uma mandala é possível colocar uma música de fundo para que o efeito relaxante e calmante seja ainda maior.
Colorir princesas da Disney ou os super-heróis do momento não vai nada mal, mas e se colocarmos entre os seus desenhos uma mandala de vez em quando? Não parece uma idéia ruim à vista de todas essas vantagens.
Alba CaraballoEditora de GuiaInfantil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário