As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são bastante conhecidas pelas crianças e são importantes recursos didáticos que podem ser utilizados em sala de aula para trabalhar diferentes aspectos da vida humana. Como os personagens também são crianças é comum que os alunos se identifiquem com alguns deles. Neste projeto iremos utilizar as características que identificam a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento, dentre outros personagens, para trabalharmos temas transversais, como os valores: Amizade, Respeito, Preservação do meio ambiente, Solidariedade, dentre outros, com crianças de três anos.
II - Objetivo Geral:
            O presente trabalho tem por objetivo despertar a curiosidade das crianças e favorecer a ampliação dos conhecimentos referentes aos personagens dessa turma, como também auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados.
III - Objetivos Específicos:
- Identificar e nomear os personagens da Turma da Mônica;
 - Identificar e associar características de cada personagem com as das crianças;
 - Conhecer e valorizar os hábitos culturais cultivados em nossa sociedade;
 - Identificação das cores a partir das vestimentas dos personagens da turminha;
 - Valorizar e incentivar os hábitos de higiene e alimentação;
 - Valorizar e incentivar os valores, como: respeito, amizade, solidariedade e cooperação.
 
IV - Metodologia:
- Iniciar o projeto com a investigação dos conhecimentos prévios das crianças com relação a Turma da Mônica e seu criador.
 - Na roda de conversas, contar de maneira lúdica a biografia de Maurício de Sousa.
 - Iniciar pelo personagem Chico Bento e a sua turminha, enfatizado os aspectos e características deste personagem (maneira de falar, de vestir, lugar onde mora, alimentos, brincadeiras e seus amigos) fazendo reflexões sobre as festas juninas.
 - Elaboração de atividades xerocadas direcionadas para o período junino.
 - Confecção de cartaz com a turminha do Chico Bento.
 - Identificar nas HQ os papais dos personagens da Turma da Mônica.
 - Construção coletiva de um painel com os personagens Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Chico Bento com seu criador.
 - Apresentar através do personagem Chico Bento as lendas folclóricas (Curupira, boitatá, Saci).
 - Proporcionar sessões de vídeo semanais passando diversos DVDs da Turma da Mônica (Paramount Pictures).
 - Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
 - Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda.
 - Conversar com as crianças sobre as características dos personagens da turminha incentivando-os a se identificarem com eles (trabalhar cada personagem individualmente).
 - Levar a turma para brincar de pular corda, amarelinha, bolinhas de gude, entre outras brincadeiras da turminha.
 - Confeccionar os personagens com material reciclável.
 
V - Recursos:
- Cd’s;
 - Dvd’s;
 - Jogos;
 - Material concreto (tinta guache, tampinhas de garrafas PET, giz de cera, lápis de cor, palitos de picolé);
 - Massa de modelar;
 - Recorte;
 - Colagem.
 
VI - Avaliação:
            A avaliação será realizada de modo contínuo e sistemático, através do acompanhamento da professora, durante o período, onde estará sendo observado a participação, o interesse e o aprendizado das crianças nas atividades coletivas e individuais.
VII - Público Alvo (Perfil da Turma)
            Alunos de 3 a 4 anos do Nível II A – (Educação Infantil)
VIII - Período
Segundo Semestre (De Julho a Dezembro de 2011)
IX - Conteúdos Científicos Abordados
      - Linguagem
- Produção de textos coletivos por meio da interpretação das histórias dos personagens de Maurício de Sousa;
 - Observação e manuseio de materiais concretos como: livros, revistas, gibis, entre outros;
 - Identificação, apropriação e associação das vogais;
 - Representar através dos desenhos: pessoas, situações e cenas do cotidiano;
 - Oralidade.
 
- Matemática
- Classificação e seriação por cor, forma e tamanho;
 - Reconhecimento e associação das cores e suas variações;
 - Contagem oral;
 - Associação da escrita do número á quantidade;
 - Diferenciação entre letra e número;
 - Identificação e reconhecimentos dos números.
 
            - Movimento
- Utilização expressiva do movimento nas situações cotidianas e suas brincadeiras;
 - Aperfeiçoamento dos gestos relacionados a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento;
 - Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente através da dança e das brincadeiras.
 
            - Música
- Repertório de canções para desenvolver a memória musical;
 - Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a improvisação musical;
 - Reconhecimento de sons da natureza;
 - Observação da organização dos sons e silêncios em linguagem musical.
 
- Natureza e Sociedade
- Reconhecer e identificar algumas diferenças existentes entre pessoas pertencentes ao mesmo grupo social;
 - Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural;
 - Reconhecer diferentes formas de exploração da natureza;
 - Reconhecer o bairro como espaço geográfico interligado a outros lugares;
 - Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social.
 
            - Artes
- Exploração e manipulação de materiais, como: lápis de diversas cores, pincéis, giz de cera, papel, cartolina, tinta;
 - Criação de desenhos, pinturas, colagens e modelagens;
 - Releitura de obras de artes;
 - Construção junto com a família do personagem favorito do aluno;
 - Observação e identificação de imagens diversas.
 
X - Interesse e Motivação
            Trabalhar de forma lúdica e prazerosa a educação moral e ética, auxiliando a criança no processo de ensino aprendizagem.
XI - Enceramento – Culminância
Para encerrar o projeto, organizaremos uma apresentação da música “Mundo Colorido” (Turma da Mônica) com os alunos onde os mesmo deverão vir vestidos com roupas caracterizadas de seu personagem favorito e receberão nesta ocasião os bonecos confeccionados com as respectivas famílias.
XII – Equipe Pedagógica
Janaina Macedo (Professora Titular)
Renata Andrade (Professora Titular)
Josiane Macena (Auxiliar de Sala – Estagiária do curso de Pedagogia da UNP)
Jaqueline (Auxiliar de Sala)
Lucinete Medeiros (Coordenadora Pedagógica)
XIII - Referências:
RCNEI
Site da Turma da Mônica: www.turmadamonica.com.br
Revisado por Editor do Webartigos.com
Projeto: Na escola com Maurício de Sousa e sua turmaLeia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/projeto-na-escola-com-mauricio-de-sousa-e-sua-turma/80011/#ixzz4GhDRj5IB
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/projeto-na-escola-com-mauricio-de-sousa-e-sua-turma/80011/#ixzz4GhDM9Tia
Nenhum comentário:
Postar um comentário