Quando escrevemos sobre um aluno, devemos ter cuidado ao utilizar as palavras. 
Encontrei estas dicas, aqui na internet e costumo 
usá-las sempre.
SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
http://aprenderpelaexperiencia.blogspot.com.br/2013/07/relatorio-do-aluno-palavras-certa.html
VOCÊ  PENSA 
 | 
VOCÊ   ESCREVE 
 | 
O aluno não sabe 
 | 
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. 
 | 
Não tem  limites 
 | 
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois... 
 | 
É nervoso 
 | 
Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois... 
 | 
Tem o costume de pegar coisas dos outros 
 | 
Apresenta dificuldades de autocontrole quando... 
 | 
É agressivo 
 | 
Demonstra agressividade em situações de conflito;                                                               usa de meios físicos para alcançar o que deseja. 
 | 
É bagunceiro, relaxado 
 | 
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences. 
 | 
Não sabe nada 
 | 
Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver... 
 | 
É largado da família 
 | 
Aparenta ser desassistido pela família, pois... 
 | 
É desobediente 
 | 
Costuma não aceitar e  compreender as solicitações dos adultos; 
Tem dificuldades em cumprir regras... 
 | 
É apático, distraído 
 | 
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; 
Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos 
 | 
Não fala a verdade 
 | 
Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas. 
 | 
É fofoqueiro 
 | 
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas. 
 | 
É carente  
 | 
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho... 
 | 
É dissimulado 
 | 
Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação. 
 | 
É preguiçoso 
 | 
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades. 
 | 
É mimado 
 | 
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as sua vontades. 
 | 
É    deprimido,  isolado, anti-social 
 | 
Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; 
Ainda  não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social. 
 | 
É tagarela 
 | 
Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio. 
 | 
Tem a boca suja 
 | 
 Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar 
 | 
Possui distúrbio de comportamento 
 | 
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como... 
 | 
É egoísta 
 | 
 Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva 
 | 
Nenhum comentário:
Postar um comentário