Como temos recebido sempre muitos pedidos de atividades e dicas para quem trabalha com maternal, creche, berçário... estamos postando este conteúdo que com certeza será muito útil.
Aqui listamos 50 atividades que sabemos que são muito importantes. Confira abaixo e conforme sua possibilidade, adapte cada uma delas às suas aulas.
- Manusear livros de histórias (pano ou de plástico). Construa livros gigantes usando papelão, feltro ou EVA, com imagens coloridos que chamam a atenção dos pequenos.

Livro de feltro do Meu Artesanato.  - Manusear revistas infantis... escolha revistas velhas que depois de manuseadas também podem ser rasgadas e assim, dar início a uma nova atividade.
 - Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas).
 - Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches e dedoches. Estes fantoches e dedoches podem ser facilmente feitos por você usando garrafas pet, caixas de leite e outros materiais reciclados. Aprenda a fazer aqui.
 - Fazer o reconto das histórias lidas (professor).
 - Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
 - Colocar o nome da criança em tamanho grande e bem colorido, mostrar a cada um o seu nome para que ele se familiarize. Uma boa dia é fazer o nome de cada um em papelão e depois colar texturas diferenciadas em cada um. Depois que cada um estiver bem familiarizado com seu nome, trocar entre os colegas.
 - Oferecer lápis colorido, giz de cera, e deixa-la rabiscar livremente.
 - Trabalhar com tinta livremente, massinha de modelar caseira, melecas comestíveis... Veja receita de massinha comestível aqui.
 - Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. Ex.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
 - Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. Ex.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
 - Trabalhar cores e atividade corporal com a seguinte atividade: encha várias garrafas com papel crepom rasgado de várias cores (em cada garrafa uma cor), água e detergente. Não encha completamente. Tampe bem e chacoalhe para colorir e fazer bolhas. Você também pode uni-las com fitas coloridas para que as crianças possam rolar em cima.
 - Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
 - Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
 - Registrar a rotina no quadro.
 - Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
 - Brincar de empilhar e encaixar caixas vazias de embalagens diversas.
 - Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
 - Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
 - Soltar objetos dentro de uma caixa e pegar novamente.
 - Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
 - Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
 - Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
 - Saltar pequenos obstáculos feitos com caixas de papelão, caixas de sapato, pneus...
 - Bater bola no chão e agarrar em seguida.
 - Encaixar blocos em orifícios diversos feitos com caixas de papelão e potes plásticos.
 - Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.
 - Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
 - Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.
 - Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
 - Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.
 - Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
 - Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.
 - Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo. Veja aqui dicas para trabalhar com espelho.
 - Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
 - Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
 - Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
 - Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
 - Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.
 - Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
 - Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
 - Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.
 - Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.
 - Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
 - Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança.
 - Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
 - Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.
 - Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.
 - Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.
 - Brincar e desenvolver atividades corporais com túneis de caixa de papelão, pneus e outros materiais.
 
http://atividadesparamaternal.blogspot.com.br/2013/08/50-atividades-para-professoras-de.html






Nenhum comentário:
Postar um comentário