Para ajudá-la nesse processo, postamos várias atividades como brincadeiras, cantigas, dinâmicas, opções lúdicas para trabalhar matemática com criatividade, deixando-a menos complicada!
| 01- Carimbo dos dedos | |
 Cartolina colorida e guache colorido. Desenvolvimento 1. 2. 3. Oriente-os a espalharem números variados. 4. Eles também podem carimbar as mãos e escrever, ao lado, a quantidade de dedos carimbada ali.  | 
| 02 - Palitinhos coloridos | 
| De que vamos  precisar? - Palitinhos de sorvete - Fitas de cetim nas mesmas cores - Canetinha preta - Cola branca 1. Separe os palitos em 10 montes: o primeiro monte com 1 palito, o segundo com 2 palitos e assim por diante. 
2. Cole os palitos (um sobre o outro) de cada monte e deixe  secar.  
3. Com o guache, pinte cada monte de uma cor. 
4. Após secar, amarre as fitas de mesma cor em torno dos  montes.  
5. Com a canetinha preta, escreva em cima dos montes o número de  palitos que eles contêm. 
Desenvolvimento 
Mantenha os conjuntos de palitos sempre na sala. Eles  servirão de auxílio para muitas atividades, pois, sempre que o aluno precisar de  ajuda para relacionar a quantidade ao número, pode recorrer a eles. Por exemplo,  a professora pede para a criança separar 4 brinquedos. Antes de pegá-los, ela  pode conferir nos palitos o que, concretamente, são 4  objetos. 
 | 
| 03- Caixa de coleção | |
| De  que vamos precisar? - Caixa de sapato - Papel de presente - Fita adesiva - Objetos da escolha do aluno Cada aluno deve ter a sua. E todos aprendem brincando! A meta aqui é contar e relacionar as quantidades aos números. 
 2. Peça para os alunos trazerem objetos que queiram colecionar, como tampinhas, lápis, bonequinhos, figurinhas, carrinhos etc. Desenvolvimento Com criatividade, pode-se partir para diversos caminhos a partir das caixas. Conforme as crianças forem trazendo os objetos, peça para elas irem contando os seus e o dos coleguinhas. Quem já conseguiu juntar mais? Oriente-as a compararem as quantidades.  | |
| Observação: Esta atividade ensina também  a importância de colecionar e guardar. DICA: Envie um bilhete para os pais comunicando a atividade, para que eles auxiliem as crianças na coleta de materiais em que vão colecionar.  | 
| 4 - Jogo da Memória | |
- Papel cartão, canetas hidrocor coloridas, adesivos ou desenhos e tesoura. 
1. Recorte quadrados no papel-cartão amarelo. 
2. Recorte números de 0 a 10 no  papel-cartão preto. 
3. Cole os números no centro dos  quadrados. 
4. Faça furos laterais nos  quadrados. 
5. Corte tiras de barbante e amarre nos  furos, para que os quadrados possam ser pendurados como plaquinhas; 
Desenvolvimento 
Esta atividade pode ser  desenvolvida de duas maneiras. Na primeira, a quantidade de alunos da sala deve  ser menor ou igual à de plaquinhas. 
1. Distribua uma plaquinha para cada  aluno colocar no pescoço. 
2. Peça para os alunos se misturarem e,  em seguida, formarem uma fila. 
3. Pergunte a cada aluno de cada vez se,  levando-se em conta a sequência numérica correta, ele está no lugar certo da  fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar com um coleguinha e ir para  sua posição certa. 
4. A brincadeira continua até cada um  ocupar se lugar certo na ordem numérica. 
A segunda forma de  desenvolver a atividade é adequada para classes de mais de 11 alunos. Ela é  aplicada da mesma maneira, mas os alunos que ficarem de fora é que devem  perguntar aos coleguinhas se eles estão nos lugares certos e os ajudarem a mudar  de posição na fila. 
 | 
Coordenação motora
Muitas atividades que  envolvem contagem de objetos e, principalmente, desenhos e colagens são muito  bem-vindas na faixa etária da Educação Infantil. Isso porque elas estimulam o  desenvolvimento da coordenação motora e da coordenação motora fina (em tarefas  mais minuciosas, como recortes), essencial para a escrita, que será trabalhada  com mais afinco no Ensino Fundamental I.
| 5 - Plaquinhas com números | |
 Papel cartão amarelo e preto, barbante e cola branca. Este jogo ajuda os alunos a trabalharem a sequência de números, além de envolvê-los em uma atividade de grupo. 1. Recorte quadrados no papel-cartão amarelo. 2. Recorte números de 0 a 10 no papel-cartão preto. 3. Cole os números no centro dos quadrados. 4. Faça furos laterais nos quadrados. 5. Corte tiras de barbante e amarre nos furos, para que os quadrados possam ser pendurados como plaquinhas; Desenvolvimento 
Esta atividade pode ser  desenvolvida de duas maneiras. Na primeira, a quantidade de alunos da sala deve  ser menor ou igual à de plaquinhas. 
1. Distribua uma plaquinha para cada  aluno colocar no pescoço. 
2. Peça para os alunos se misturarem e,  em seguida, formarem uma fila. 
3. Pergunte a cada aluno de cada vez se,  levando-se em conta a sequência numérica correta, ele está no lugar certo da  fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar com um coleguinha e ir para  sua posição certa. 
4. A brincadeira continua até cada um  ocupar se lugar certo na ordem numérica. 
A segunda forma de  desenvolver a atividade é adequada para classes de mais de 11 alunos. Ela é  aplicada da mesma maneira, mas os alunos que ficarem de fora é que devem  perguntar aos coleguinhas se eles estão nos lugares certos e os ajudarem a mudar  de posição na fila. 
 | 
| 6 - Números de 1 a 10 | |
Cartolina, tesoura, cola, jornal, purpurina, retalhos de TNT, papel de presente, revistas, fôrmas de doce e papel de seda. Para aprender os números, nada melhor do que entrar em contato com eles. Confeccione-os para que as crianças manuseiem sempre que possível. 1. Recorte os números conforme os moldes. 2. Enfeite os números com jornal, revistas, purpurina etc.  | 
| 7 - Colagem | |
folhas sulfite, de revista e jornal, cola branca e tesoura sem ponta. 
Desenvolvimento 
1. Distribua para os alunos as folhas com os números, as  folhas de revista, a cola e a tesoura sem ponta. 
2. Peça para  eles colarem nas folhas papéis picados na quantidade indicada por número escrito  por você nas folhas, ou numa determinada quantidade falada em voz  alta. 
 | 
| 08 - Contagem de alunos | |
 
Esta é uma dinâmica que pode ser realizada cotidianamente. A  contagem é simples, mas funcional: todos os dias, quando os alunos chegam à  sala, um é escolhido para contar quantos são os presentes. O número é escrito na  lousa, e do lado, escreva quantos são os alunos que estão faltando. Trata-se,  ainda, de uma introdução às operações  matemáticas. 
 | 
Read more: http://www.pragentemiuda.org/2014/02/08-ideias-criativas-para-trabalhar-numeros.html#ixzz2tNpOKKSN







Nenhum comentário:
Postar um comentário