Gostaria de compartilhar com todos a historinha que conto na sala de aula para apresentar o uso do M e do N pós-vocálico. A historinha começa assim:
"Um dia o alfabeto foi fazer um piquenique. Levaram uma toalha, uma cesta cheia de coisas gostosas e foram até perto de um rio. Arrumaram a toalha, tiraram as coisas da cesta e comeram. Depois as vogais resolveram brincar de pique-esconde e as consoantes resolveram nadar no rio. O M e o N não quiseram nadar e ficaram olhando as vogais brincarem. As consoantes começaram a nadar e não notaram que tinha um buraco no rio e uma parte era muito funda. O N que estava olhando as consoantes e sabia NADAR pulou para salvar as consoantes. Começou trazendo o s, o j, o t e o M ia secando com a toalha todos que o N ia salvando. Quando só faltava o B e o P o N não conseguiu carregar nem o B, nem o P para a margem do rio. O M que estava olhando pulou no rio e salvou o B e o P. Assim quem fica perto do M é o B e o P e as demais consoantes se juntam ao N que as salvou."
Nenhum comentário:
Postar um comentário