- Objeto do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História...)
- Conteúdos específicos - Tema
- Objetivos específicos - O que o professor e os alunos desejam com o projeto.
- Objetivos:
-   De vida cotidiana - questões práticas relacionadas com a construção do   grupo:- Empreendimento - apoiados em situações reais, nas realizações  do  grupo;
- Aprendizado - conhecimento relacionado à aprendizagem do grupo.
- Justificativa - O que as crianças possam vir a conhecer.
- Origem do projeto
- Intenção do projeto
-   Relação do tema com o grupo, observando as características da idade,   tipos de pensamento, relações que estabelecem com o mundo.
- Desenvolvimento - marcos do trabalho, atividades...
- Recursos
-   Avaliação - Uma do professor e outra do grupo de alunos- Tempo  provável  de duraçãoDe acordo com as pesquisas de Jolibert, situações  favoráveis  para aprendizagem são criadas a partir de um meio propício à  discussão,  tomada de decisões, reflexões, ações e avaliações  contínuas. No momento  que o grupo está envolvido pelo seu projeto é  como se esse estivesse  "vivo", as crianças mais cooperativas buscando  estratégias e definindo  em conjunto a condução do projeto, permitindo  maior autonomia.
Um  projeto pode  dividir-se em:· Projetos referentes à vida cotidiana:  abrangem todas  decisões relacionadas à existência, ao funcionamento da  vida de um  grupo de crianças e adultos na escola.Organização do espaço,  tempo,  atividades, regras... permitem uma maior organização das crianças  deste  grupo, oportunizando-as a se expressar, escolher, viver e assumir  seus  conflitos, compartilhar as responsabilidades, aprender a ouvir os   outros, tornarem-se autônomos.· 
Durante   a execução do projeto, o grupo deverá realizar avaliações contínuas   referentes ao relacionamento em grupo, planejamento e suas etapas,   execução, envolvimento, responsabilidades e que marcas lhe são   significativas em uma etapa do projeto ou mesmo na finalização do mesmo.   Esta avaliação pode ser feita através de registros gráficos,   relatórios, reflexões orais, painéis...Os registros realizados no   decorrer do projeto servem como um importante referencial do que está   sendo desenvolvido no momento e para divulgar o trabalho na escola. O   projeto é aberto e o envolvimento de mais pessoas com certeza   possibilitará muitas trocas e descobertas significativas.
O   trabalho com projetos permite que qualquer criança, mesmo as com   necessidades educativas especiais, viva com autonomia suas estratégias   de aprendizagem e sua vivência num grupo com estruturas envolventes,   conflitivas, criativas, responsabilizantes. Permite que as crianças   construam sua história de "vida escolar" com entusiasmo, alegria,   conflitos, dificuldades e muitas aventuras, permeadas pelo currículo   escolar.
* Texto elaborado pela equipe pedagógica do Centro Integrado de Desenvolvimento,CID, escola inclusiva de Porto Alegre.
E já hvaia postado um tempo atrás sobre plano de aula , vejam o link :

Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário